Amigos/as,
depois de um longo tempo de ausência, aqui volto a partilhar convosco as alegrias e tristezas que sinto ao olhar para a nossa vila de Alcáçovas...
Creio que este blog, desde o primeiro momento, serviu para lançar nos alcaçovenses uma mentalidade crítica, construtiva e comunitária àcerca das iniciativas e decisões para a nossa vila.
Quando nos passados dias 25 a 27 de Julho revisitei a nossa Feira do Chocalho e ouvi as opiniões que me chegavam, percebi que realmente "A FEIRA" como nós carinhosamente a conhecemos, está condenada a desaparecer, a implodir por falta de iniciativas ou criatividade. Entendo que a situação económica do País e do Munícipio de Viana do Alentejo não são favoráveis a grandes mudanças, dada a escassez de recursos económicos mas algo se tem que fazer!
Alguns diziam: "Tem que acabar a Feira um ano ou dois e depois voltar, em força", eu acrescento - para novamente se esgotar e acabar, em solavancos de vai e volta... Outros diziam: "Só há dinheiro para o que interessa", eu acrescento - não há dinheiro para nada, nem para os promotores da Feira nem para os visitantes... Ainda outros desejavam que mesmo pequena e simples devia manter-se, mas eu acrescento que pequena e simples esta Feira não pode ser, porque afinal é A FEIRA, a Feira do Chocalho, candidato a Património da Humanidade!
Então, depois de ouvir tudo isto pensava e comentava que talvez a Feira devesse ser devolvida à Vila; pensava e comentava que sendo a Feira do Chocalho deveria ter Chocalhos e chocalheiros (onde só um stand era dedicado a essa arte e o stand da Junta de Freguesia promovia a candidatura do Chocalho...); pensava e comentava que talvez fosse altura de se repensar a Feira e actuar, com pequenas medidas, para dar novo fogo à Feira do Chocalho!
Coisas simples:
* o filme promotor da candidatura do Chocalho poderia muito bem ser exibido no recinto da Feira, num ecrã maior (com um projector normal e um lençol ao lado do Palco)
* o pavilhão que existe no recinto da Feira podia ser disponibilizado aos chocalheiros, para que demonstrasse a arte chocalheira e vendessem dos seus produtos
Coisas especias (não por serem especiais em si próprias mas por darem algo de especial à nossa vila):
* devolver a Feira à Vila, obrigando os visitantes a entrar na vila, a percorrerem as suas ruas, tendo o seu centro na praça e fazendo circular naquela zona
* definir espaços para os espectáculos, que podia muito bem ser o Jardim Público e manter o espaço Summer Spot (excelente iniciativa) no recinto da Feira, sendo mais espaçoso
... isto são apenas desejos, aspirações de alguém que olha com esperança para a sua Vila e que deseja que ela, para além de ser uma Vila com História, seja uma VILA COM FUTURO!
Luís Mendes
E-mail do Alcáçovas
alcacovas_hoje@sapo.pt
Blogs do Concelho de Viana do Alentejo
.
Sites Institucionais
AAA - Associação Amigos de Alcáçovas
Associação de Convivio Reformados de Alcaçovas
AAC - Alcáçovas Atlético Clube
Associação de Pais Ebi/ji de Alcáçovas
AJAL – Associação de Jovens das Alcáçovas
ATD - Associação Terras Dentro
Associação Tauromáquica Alcaçovense
Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense
Grupo Coral Alentejano Feminino e Etnográfico "Paz e Unidade" de Alcáçovas
CMVA - Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Centro Social e Paroquial de Alcáçovas
Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas
Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas
JFA - Junta de Freguesia das Alcáçovas
Grupo Cénico Amador de Alcaçovas
SCMA - Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas
SUA - Sociedade União Alcaçovense
.
Links Empresas Alcáçovas
Centro Hípico na Herdade da Mata
Farmácia da Misericórdia Das Alcacovas
Restaurante Esperança - O Chio
.
Outros Blogs
Antigos
.
Jornais