O nosso 25 de Abril, um dos mais importantes eventos da nossa história, devia ser festejado por aquilo que nos deu, mas hoje algo esquecido na prática política.
O 25 de Abril foi uma esperança e um factor determinante para o nosso desenvolvimento quer em termos sociais como económicos, mas hoje parece esquecido e, sobretudo, mal interpretado. Ninguém é dono, nem mestre do 25/04. Usar o 25/04 como bandeira partidária é um erro. Um erro que nos deixa hoje no centro de uma crise criada não pela "luz" da liberdade, mas sim pela luta pelo poder.
Ninguém é inocente nesta "história".
Mas uns serão mais culpados do que outros. Em primeiro lugar pelos dois grandes partidos que têm estado alternadamente no comando do Estado. Em segundo lugar, também os outros partidos que tudo fazem para desestabilizar os governos destes 40 anos.
Uns lutam pelo poder, outros lutam para desestabilizar o poder vigente.
Se a democracia é liberdade, é discussão, é igualdade, é solidariedade, muito bem. Mas dia após dia, ano após ano, governo após governo os partidos parecem cada vez mais virados para a luta pelo poder do que pela luta por uma democracia, aberta, participada.
Culpa dos partidos, mas também de todos nós.
Para já gostaria de ver os dois partidos que governam alternadamente, sentarem-se à mesa redonda para em conjunto governarem o país durante 5 ou 10 anos para resolverem e emendar os erros cometidos até hoje. Parece-me que a nossa "crise" é sempre culpa do outro. Em vez de democraticamente fizessem o que deve ser feito sem a luta constante para destruir o outro, para confundir os portugueses, para criar rancores e até inimizades entre todos nós.
Temos que exigir que os nossos governantes alternantes se entendam que, democraticamente, resolvam trabalhar para salvar o país e não para alcançar o poder com todas as benesses usuais.
Todos garantem ter as soluções certas, todos garantem que os que estão no governo são incapazes de salvarem este pequeno país com uns escassos milhões de habitantes. E, evidentemente, todos garantem, quando estão na oposição, salvar o país. E assim vai a nossa democracia. Resta-nos, e não é pouco, termos ainda liberdade de expressão. Mas, cuidado, os nossos meios de comunicação vão também minado a democracia.
Haja esperança.
Os homens passam, mas os partidos continuam na mesma. Onde estão os nossos pensadores, os nossos filósofos?
Se calhar são membros dos partidos...
A esperança nunca morre!
AC
E-mail do Alcáçovas
alcacovas_hoje@sapo.pt
Blogs do Concelho de Viana do Alentejo
.
Sites Institucionais
AAA - Associação Amigos de Alcáçovas
Associação de Convivio Reformados de Alcaçovas
AAC - Alcáçovas Atlético Clube
Associação de Pais Ebi/ji de Alcáçovas
AJAL – Associação de Jovens das Alcáçovas
ATD - Associação Terras Dentro
Associação Tauromáquica Alcaçovense
Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense
Grupo Coral Alentejano Feminino e Etnográfico "Paz e Unidade" de Alcáçovas
CMVA - Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Centro Social e Paroquial de Alcáçovas
Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas
Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas
JFA - Junta de Freguesia das Alcáçovas
Grupo Cénico Amador de Alcaçovas
SCMA - Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas
SUA - Sociedade União Alcaçovense
.
Links Empresas Alcáçovas
Centro Hípico na Herdade da Mata
Farmácia da Misericórdia Das Alcacovas
Restaurante Esperança - O Chio
.
Outros Blogs
Antigos
.
Jornais