Amanhã é 1 de Dezembro, dia da Restauração da Independência portuguesa. Significa que neste dia é comemorada a recuperação da independência de Portugal face a Espanha em 1640. Já lá vão 369 anos que deixámos de ser uma província espanhola.
A restauração da independência do Reino de Portugal veio pôr termo a 60 anos de domínio filipino, dando início à Dinastia Portuguesa da Casa de Bragança.
A causa desta problemática toda deveu-se às aventuras de D. Sebastião que, habituado a ouvir as grandes façanhas e feitos realizados pelos seus antecessores, decidiu aventurar-se em terras do norte de África para combater os Mouros.
D. Sebastião, que nunca ouviu conselhos de ninguém, nunca reuniu as cortes, nunca visitou o País, nunca se interessou pelo Povo, só pensava em recrutar um exército e armá-lo, pedindo auxílio aos reinos estrangeiros, contraiu empréstimos pesadíssimos que vieram a arruinar os cofres do reino, continua a ser o “desejado” pelos portugueses.
Morreu D. Sebastião com 24 anos de idade, não deixando descendentes. Começou o problema da sucessão do trono de Portugal. De seguida, o trono ainda passou pelo Cardeal D. Henrique, e pouco tempo depois (no fim da sua vida), não tardou a crise dinástica, devido ao problema da sucessão. Assim surgiram os Filipes de Espanha nesta história.
Mas, uma das maiores ironias do dia de amanhã nada terá a ver com estes factos históricos, mas sim, com a presença do Rei de Espanha
O que é passará pela cabeça de Juan Carlos no período em que decorrerem as comemorações da independência portuguesa face ao Reino de Espanha? Indiferença, por não estar a par dos acontecimentos? Gozo, por se ter livrado dos portugueses? Perda de poder, por não terem tido a capacidade de resistência a uma “padeira endiabrada”?
Provavelmente, pouca importância terá para ele este dia. Provavelmente, também pouco já dirá aos portugueses a celebração deste feriado. Ou não?
António Costa da Silva
E-mail do Alcáçovas
alcacovas_hoje@sapo.pt
Blogs do Concelho de Viana do Alentejo
.
Sites Institucionais
AAA - Associação Amigos de Alcáçovas
Associação de Convivio Reformados de Alcaçovas
AAC - Alcáçovas Atlético Clube
Associação de Pais Ebi/ji de Alcáçovas
AJAL – Associação de Jovens das Alcáçovas
ATD - Associação Terras Dentro
Associação Tauromáquica Alcaçovense
Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense
Grupo Coral Alentejano Feminino e Etnográfico "Paz e Unidade" de Alcáçovas
CMVA - Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Centro Social e Paroquial de Alcáçovas
Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas
Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas
JFA - Junta de Freguesia das Alcáçovas
Grupo Cénico Amador de Alcaçovas
SCMA - Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas
SUA - Sociedade União Alcaçovense
.
Links Empresas Alcáçovas
Centro Hípico na Herdade da Mata
Farmácia da Misericórdia Das Alcacovas
Restaurante Esperança - O Chio
.
Outros Blogs
Antigos
.
Jornais