O discurso do Presidente da Republica, na sessão de comemoração do 25 de Abril, foi de certo modo surpreendente.
O PR focou a sua comunicação em problemas graves sociais, nomeadamente a exclusão, a pobreza, o fosso, cada vez maior, entre ricos e pobres, a violência sobre mulheres e crianças, etc.
Pode dizer-se que este discurso é, essencialmente, um texto de esquerda, que poderia ser subscrito por, por exemplo, um socialista. Julgo que este discurso, muito bom (aplaudido pela maioria dos deputados desde o PS até ao PP), contem várias mensagens:
- Os problemas importantes podem ser vistos, no essencial, de forma semelhante por pessoas com ideologias diferentes. Talvez possam diferir na forma de os resolver, mas o objectivo será o mesmo.
- Os problemas referidos só podem ser resolvidos se houver desenvolvimento económico. Poderá dizer-se que é indispensável, mas não suficiente e com isso não posso deixar de concordar. Sem justiça na distribuição da riqueza criada não se diminuirá o fosso entre os mais favorecidos e os excluídos .
- A oposição sobretudo do PSD e, em certa medida do PP e até do PC, fica colocada numa posição delicada perante o País, terá que, pelo menos nesta matéria, de colaborar/apoiar esta luta contra os problemas sociais, criticando, mas trabalhando para o objectivo comum.
- Algumas possíveis diferenças entre PS e PSD esbatem-se, ainda mais, perante este discurso de um social-democrata.
- Os ataques ao Governo serão da parte dos 2 partidos à esquerda do PS cada vez mais virulentos. Sobretudo o PC continua, perseverantemente, a atacar a economia de mercado ou, melhor, o capitalismo, num Mundo onde até a China teve que enveredar por esta via para desenvolver o País. E os resultados estão à vista.
A terminar quero fazer uma pequena observação sobre dois comentários lidos no nosso blog, criticando uma eventual tentativa de algumas pessoas de politizarem e partidarizarem o blog. O nosso blog é generalista, nele se dão notícias, se fala de Alcáçovas, das suas coisas boas e menos boas. Nele se fala do País e até do Mundo, se transcrevem versos e se mostram fotos. Nele se fala um pouco de tudo e, eveidentemente , se "faz" política ou se abordam problemas sob uma óptica política. Alguns de nós declaram ou expressam o que são, mas alguns, poucos, continuam a esconder a cara.
Falem. critiquem, dasabafem . Aqui não há dogmas, nem leaders , nem seguidismos. Pretendemos apenas que haja correcção, respeito pelo outro e capacidade para aceitar que todos somos diferentes. Aqui não há escritos politicamente correctos, só há (ou deveria haver) pessoas correctas.
Viva o 25 de Abril, que nos deu a liverdade e a democracia. Algo que temos que acarinhar, melhorar e defender.
AC
E-mail do Alcáçovas
alcacovas_hoje@sapo.pt
Blogs do Concelho de Viana do Alentejo
.
Sites Institucionais
AAA - Associação Amigos de Alcáçovas
Associação de Convivio Reformados de Alcaçovas
AAC - Alcáçovas Atlético Clube
Associação de Pais Ebi/ji de Alcáçovas
AJAL – Associação de Jovens das Alcáçovas
ATD - Associação Terras Dentro
Associação Tauromáquica Alcaçovense
Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense
Grupo Coral Alentejano Feminino e Etnográfico "Paz e Unidade" de Alcáçovas
CMVA - Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Centro Social e Paroquial de Alcáçovas
Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas
Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas
JFA - Junta de Freguesia das Alcáçovas
Grupo Cénico Amador de Alcaçovas
SCMA - Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas
SUA - Sociedade União Alcaçovense
.
Links Empresas Alcáçovas
Centro Hípico na Herdade da Mata
Farmácia da Misericórdia Das Alcacovas
Restaurante Esperança - O Chio
.
Outros Blogs
Antigos
.
Jornais