Estes foram os livros que eu decidi trazer para férias e que quero partilhar com vocês:
A memória nostálgica dos lugares encantatórios de Alma, a vila da infância do escritor. Dessa infância, donde vêm as imagens e as emoções que norteiam a vida. Toda a vida: não há flecha que não tenha o arco da infância.
Um romance onde Manuel Alegre “regressa” a Águeda, às brincadeiras de criança, o berlinde, o botão, o futebol, as tardes no rio, as criadas atrevidas, a escola, os primeiros namoros, as conversas conspirativas dos adultos.
CARITAS IN VERITATE (Caridade na Verdade) é a terceira encíclica de Bento XVI, e a primeira que aborda a questão social. O Papa fá-lo na linha das encíclicas Populorum progressio, de Paulo VI, e Sollicitudo rei socialis, de João Paulo II, colocando o acento no «grande tema» do desenvolvimento dos povos. A chave de leitura da encíclica é a Verdade: a busca da verdade, inspirada pela fé, deve guiar toda a acção social; sem verdade, sem confiança e sem amor verdadeiro não pode haver consciência nem responsabilidade social. Sem pretender oferecer «soluções técnicas», o Pontífice propõe um novo modelo de desenvolvimento, que articule o mercado com as forças da sociedade civil e os poderes públicos. Exorta a uma maior responsabilização de todos pelo meio ambiente. Apresenta as condições de possibilidade para uma nova ordem social. Alerta, enfim, para os perigos e limites da técnica.
Este livro abarca, pela primeira vez num só olhar, os países dessa «outra metade» da Europa situada a Leste, muito tempo esquecida pelo ocidente, e cuja história tem sido até agora fraccionada e dividida em compartimentos estanques em função da geopolítica estalinista (Estados Bálticos incluídos na URSS, democracias populares da Europa Central, países comunistas excluídos da orbita soviética…).
Esta abordagem comparativa permite caracterizar com especial clareza as linhas directivas da História contemporânea dessa Europa do Leste. Situados como marcas fronteiras entre o Oriente e o Ocidente, os países que a compõem foram disputados entre as grandes potências da época, passaram maciçamente e muitas vezes pela força, ao comunismo, depois de terem sofrido as consequências terríveis dos regimes fascistas e, para surpresa geral, conseguiram libertar-se do jugo totalitário.
Esta obra demonstra com toda a clareza que a ruptura inesperada do Muro, que marcou a «dessatelização» das «democracias populares» em 1989 e, pouco depois a implosão da URSS, em 1991, constituíram uma revolução nas relações entre as duas partes da Europa: o Leste e o Ocidente.
Em resumo, a história imediata da Europa de Leste é a de uma aventura excepcional que, numa aceleração da história, conduziu esses países a uma democracia, e na sua grande maioria, os levou do Bloco Soviético à União Europeia.
Ricardo Miguel Vinagre
E-mail do Alcáçovas
alcacovas_hoje@sapo.pt
Blogs do Concelho de Viana do Alentejo
.
Sites Institucionais
AAA - Associação Amigos de Alcáçovas
Associação de Convivio Reformados de Alcaçovas
AAC - Alcáçovas Atlético Clube
Associação de Pais Ebi/ji de Alcáçovas
AJAL – Associação de Jovens das Alcáçovas
ATD - Associação Terras Dentro
Associação Tauromáquica Alcaçovense
Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense
Grupo Coral Alentejano Feminino e Etnográfico "Paz e Unidade" de Alcáçovas
CMVA - Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Centro Social e Paroquial de Alcáçovas
Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas
Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas
JFA - Junta de Freguesia das Alcáçovas
Grupo Cénico Amador de Alcaçovas
SCMA - Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas
SUA - Sociedade União Alcaçovense
.
Links Empresas Alcáçovas
Centro Hípico na Herdade da Mata
Farmácia da Misericórdia Das Alcacovas
Restaurante Esperança - O Chio
.
Outros Blogs
Antigos
.
Jornais