Depois de esperarmos três anos e meio, mais especificamente no inicio do mês de Abril, depois de ser indigitado como o candidato da CDU, Estevão Pereira deu inicio á árdua tarefa que será cumprir o que prometeu para esta legislatura conjuntamente com o resto da sua equipa aos Vianenses, aos Aguiarenses, e aos Alcaçovenses em apenas cinco meses, tenho para mim que o pouco que tem estado a ser feito, não passaria de promessa se o mesmo não voltasse a ter a confiança do partido que aqui se confunde com a própria instituição governativa que tem por nome Município de Viana do Alentejo.
Baluarte da resistência comunista o concelho de Viana do Alentejo transformou-se numa ilha onde grande parte da população se orgulha saber viver com pouco, muito pouco. Transformou-se numa ilha onde só os iluminados têm a possibilidade de conhecer mais sem que isso nos faça evoluir com os conceitos por eles experienciados noutros locais, esta ilha é hoje o reflexo de dezasseis anos de totalitarismo, da verdadeira incorporação do governo concelhio pela CDU com a natural extensão às associações famintas e alimentadas de acordo com a sua devoção, este é um fenómeno resultante do extremismo ideológico e de uma paralela desintegração da sociedade civil organizada.
Com uma sociedade civil pouco participativa, com muito pouca exigência e com bastantes fragilidades nos aspectos económicos, sociais e culturais, o concelho de Viana sucumbiu á possibilidade de ter tido um futuro mais cedo quando confundiu liberdade com Comunismo e Comunismo com desenvolvimento e assim anos após ano marcamos passo á espera do dia que nunca há-de chegar.
Como se isto não chegasse, algumas pessoas têm medo da mudança mesmo quando sabem que não podem perder mais do que já têm. Esta é mais uma história bem sucedida da ideia contada e passada de geração em geração, um “storyteller” americano no seu expoente máximo.
Com uma expressão cultural bastante deprimida o concelho fechou-se sobre si próprio e parou no tempo por tempo demais, de boca em boca o segredo foi a única arma dos anónimos desiludidos. Mas isso já foi!
Hoje chegou o tempo dos que querem mais, dos que falam todos os dias sem anonimato directamente das suas casas para o mundo, que Aguiar, Viana e as Alcáçovas fazem parte do mundo. Hoje chegou o tempo dos que querem participar no futuro das suas terras de uma forma aberta e participativa, dos que não se calam, e quer se queira quer não queira, nada mais vai ser como dantes para bem de todos nós.
Para isso têm contribuído grande parte dos blogues concelhios, em grande medida criados no descontentamento de algumas pessoas que todos os dias fazem passar a sua mensagem, nos informam, e nos fazem sentir parte do processo de mudança que está a acontecer.
Quem não tem saudades do anónimo Viana e Tal?
Como eu costumo pensar o primeiro a pôr o dedo na ferida.
E quem não lê todos os dias o mais plural de todos os blogues do concelho, o Alcáçovas, obrigado André Correia (AC); António Costa da Silva; Bruno Borges; Frederico Nunes de Carvalho; Luís Mendes; Ricardo Vinagre, o Cidade Agar com o José Luis Rocha, que nunca falha (a minha farmácia de serviço), o Polvorosa com a mestria do João Antunes, o ainda bem retomado Como as Marés com o amigo Roberto Vinagre, o Peixe Banana (Um dia perfeito para os peixes banana) o meu (Luis Pedro Morais) e quem não segue de perto os comentários do José Luis Potes Pacheco, do Manuel Baião e de tantos outros com a mesma importância onde vou incluir os ainda anónimos por opção.
É disto que é feita em grande medida a discussão pública no nosso concelho, é feita por gente que quer mais e tem todas as condições para passar á acção. O futuro é vosso, o futuro é nosso de todos os que acreditarem na mudança.
E quem são os anónimos hoje no concelho?
Os pardos a tal viana e o parte no caixote, a triste imagem do que se pode fazer num blogue na sequência do que têm feito no nosso concelho.
Por acaso alguém ainda acredita que o Estevão traga crescimento económico e social ao nosso concelho, eu não!
Utilizem bem o vosso voto, seja qual for a vossa cor política votem para mudar, pior não pode ficar.
Retirado do Peixe Banana
Em jeito de agradecimento à referência feita pelo Peixe Banana e pelo interesse do dito pelo mesmo, merece este artigo destaque no Alcáçovas.
Publicado por B. Borges
E-mail do Alcáçovas
alcacovas_hoje@sapo.pt
Blogs do Concelho de Viana do Alentejo
.
Sites Institucionais
AAA - Associação Amigos de Alcáçovas
Associação de Convivio Reformados de Alcaçovas
AAC - Alcáçovas Atlético Clube
Associação de Pais Ebi/ji de Alcáçovas
AJAL – Associação de Jovens das Alcáçovas
ATD - Associação Terras Dentro
Associação Tauromáquica Alcaçovense
Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense
Grupo Coral Alentejano Feminino e Etnográfico "Paz e Unidade" de Alcáçovas
CMVA - Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Centro Social e Paroquial de Alcáçovas
Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas
Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas
JFA - Junta de Freguesia das Alcáçovas
Grupo Cénico Amador de Alcaçovas
SCMA - Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas
SUA - Sociedade União Alcaçovense
.
Links Empresas Alcáçovas
Centro Hípico na Herdade da Mata
Farmácia da Misericórdia Das Alcacovas
Restaurante Esperança - O Chio
.
Outros Blogs
Antigos
.
Jornais