No fim de semana passado realizou-se mais uma Feira das Alcáçovas, uma feira que em tempos foi uma feira digna da vila das Alcáçovas.
Actualmente a feira é a actividade que espelha melhor aquilo que o executivo da câmara municipal tem de pior, que neste momento se resume a falta de criatividade, de energia e de visão do futuro.
A feira está construída num modelo que tem tudo para dar errado, e não é pelo facto de se contratar um ou dois cantores conhecidos que isso muda. É triste ver os grupos da terra a actuarem para uma plateia vazia, num horário de jantar, por exemplo.
O ano de 2009 fica marcado como o ano em que se realizou a pior feira de sempre!
Todos nós sabiamos que a Feira das Alcáçovas estava moribunda e necessitava de reflexão e profundas alterações na sua concepção, mas nada foi feito. A feira foi realizada da mesma forma, sem energia.
Então eu pergunto, onde estão os técnicos de animação cultural? Onde estão os técnicos de cultura?
Será assim tão dificil dinamizar uma feira?
Outra questão que eu deixo para reflexão é esta: Será que se justifica realizar uma quinzena cultutal e logo a seguir a feira? Naturalmente que não.
Não devemos apostar tanto na quantidade, mas antes na qualidade das actividades, mas parece que o executivo CDU, prefere apostar na quantidade, pois isso deixa-nos a ilusão que a câmara tem muito trabalho realizado, o que até pode ser verdade, mas é um trabalho feito à toa que gasta recursos que a cãmara muitas vezes não tem.
Qual seria a solução?
Uma das soluções seria apostar mais na quinzena, que é uma actividade que tem tido uma grande dinâmica e que tem futuro, e não realizar a feira.
A outra é a mudança na forma como a feira está organizada, primeiro é necessário descolar a feira da quinzena, dar-lhe um carácter mais popular, ou seja, mais tradicional, com a aposta no artesanato e nas actividades económicas, e vira-la mais para os jovens com a realização de desportos radicais/ desportos de equipa, apenas alguns exemplos.
A feira não pode deixar de ter também uma forte componente cultural, ou seja, seria bom recuperar as tradições e algumas características das feiras que se faziam há alguns anos atrás, uma boa ideia seria fazer-se recriações históricas/animação de rua (no recinto da feira).
O único espaço que está cada ano melhor é o espaço a que eu chamo, o "espaço da propaganda", um espaço onde a câmara aproveita para fazer publicidade às suas actividades, nesse espaço a câmara investe todos os anos.
De qualquer forma ficou bem claro, mais uma vez, que em questões culturais o executivo da CDU falha sempre, por isso mesmo tenho sérias dúvidas que votar CDU faça evoluir o concelho, muito pelo contrário!
Roberto Vinagre em http://comoasmares.blogs.sapo.pt/
Editado por António Costa da Silva
E-mail do Alcáçovas
alcacovas_hoje@sapo.pt
Blogs do Concelho de Viana do Alentejo
.
Sites Institucionais
AAA - Associação Amigos de Alcáçovas
Associação de Convivio Reformados de Alcaçovas
AAC - Alcáçovas Atlético Clube
Associação de Pais Ebi/ji de Alcáçovas
AJAL – Associação de Jovens das Alcáçovas
ATD - Associação Terras Dentro
Associação Tauromáquica Alcaçovense
Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense
Grupo Coral Alentejano Feminino e Etnográfico "Paz e Unidade" de Alcáçovas
CMVA - Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Centro Social e Paroquial de Alcáçovas
Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas
Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas
JFA - Junta de Freguesia das Alcáçovas
Grupo Cénico Amador de Alcaçovas
SCMA - Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas
SUA - Sociedade União Alcaçovense
.
Links Empresas Alcáçovas
Centro Hípico na Herdade da Mata
Farmácia da Misericórdia Das Alcacovas
Restaurante Esperança - O Chio
.
Outros Blogs
Antigos
.
Jornais