Quinta-feira, 23 de Julho de 2009

O PS de Viana do Alentejo não tem vergonha nenhuma.

Hoje recebi na minha caixa de correio uma edição do “jornal” do PS de Viana do Alentejo, denominado de “Vida Nova”. Como é natural fui ler os textos que lá são escritos.

 

Fico espantado quando vejo um texto do AC (André Correia), com o tema “Ser Autarca”, anteriormente publicado no blog ALCÁÇOVAS em que sou co-autor, com esse mesmo texto publicado neste “jornal” propagandístico do PS. O mais curioso é que o André Correia, por acaso até é meu sogro, e até é militante do PPD/PSD – Partido Social Democrata, e até não apoia o PS, nem o senhor Bengalinha e o pessoal que o acompanha, vê o seu texto publicado no Vida Nova, sem que para tal lhe tenha sido pedida autorização. Obviamente que o senhor André Correia, que estava junto de mim a ler estupefactamente o artigo publicado naquele edição propagandística do PS – Partido Socialista, nunca pretendeu que esse texto fosse secreto. Por isso mesmo, foi editado no blog Alcáçovas. Mas ser utilizado, sem autorização pelo PS?

 

De uma forma abusiva, o PS de Viana do Alentejo (que até se autodenominam de “Movimento”), liderados pelo senhor Bengalinha Pinto (candidato à Câmara Municipal de Viana do Alentejo), utiliza um texto de uma pessoa do PSD para parecer que essa pessoa apoia esse partido nestas eleições autarcas.

 

O abuso é cada vez maior. Se por um lado fingem ser um movimento envergonhado do PS, só faltava agora, andarem a utilizar de uma forma vergonhosa os textos de pessoas do PSD, sem lhes pedirem autorização, para confundir evidentemente os eleitores.

 

Para que não restem dúvidas, peguei no “jornal”, fui fazer o teste com algumas pessoas para ouvir a sua opinião. A primeira reacção dada pelas diferentes pessoas, foi o não perceberem “porque é que o senhor André Correia” escreveu para o Vida Nova?” Compreendi que os objectivos do PS foram atingidos, de uma forma sem escrúpulos, mas foram atingidos.

 

Eu próprio, assumo que o adversário autárquico do PSD é a CDU e não o PS, por essas razões, decidi (individualmente e dentro das minhas responsabilidades) não me dirigir nestas eleições ao PS. Mas, depois desta pouca-vergonha, sinto-me na obrigação de fazer com que estes senhores assumam as suas responsabilidades e não deixar que esta situação passe despercebida.

 

Ainda assim, acreditando que ainda existem algumas pessoas com ética, tenho alguma réstia de esperanças que o PS e o senhor Bengalinha Pinto (líder deste processo), peçam desculpas públicas aos atingidos, neste caso, ao PSD de Viana do Alentejo e ao senhor André Correia, pelos erros que cometeram.

 

António Costa da Silva

 

publicado por alcacovas às 23:30
| comentar
12 comentários:
De JC a 24 de Julho de 2009 às 00:00
Isso jão não é só desonestidade intelectual, é sacanice. Isto está entregue à vilanagem!
De Anónimo a 24 de Julho de 2009 às 12:51
Sinceramente não percebo lá muito bem tamanha indignação da parte de alguém que usa inúmeras vezes, no blogue das suas candidaturas textos retirados de outros blogues, jornais, net, etc. E não são só textos, utiliza também imagens, videos, da mesma forma que publica toneladas de fotos das equipas de futebol sem possuir certamente as necessárias autorizações por escrito dos respectivos pais.

No máximo poder-se-ia indignar por o Vida Nova não referir ao lado do nome do autor do texto, o nome do blogue no qual ele tinha sido publicado, até aí eu era capaz de perceber. Mas esse texto de que o senhor diz ser co-autor até vem numa secção do Vida Nova explicitamente chamada de Blogosfera. Concordará pois que só os (muito) distraídos poderão vir com essa conversa de que o senhor AC anda a escrever para esse jornal.

Noutras alturas ter-se-ia sentido orgulhoso, nas actuais circunstâncias até lhe deu jeito criar aqui um facto político, numa altura em que a candidatura do senhor Bengalinha vai sendo reconhecida como a alternativa, uma candidatura em forte Movimento.

MB
De Vianense a 24 de Julho de 2009 às 14:31
Realmente..., haja paciência, se o autor do texto reclamar, o movimento está em maus lençóis.
De Anónimo a 24 de Julho de 2009 às 19:29
Oh amigo o texto está integrado na parte dos blogs tem o nome do autor e como é público ele pode ser transcrito desde que tenha o sítio de onde foi retirado e o nome do seu autor.
Não vê que não é dizendo que faz parte do Movimento.
O Sr Costa da Silva gosta de deitar lenha para a fogueira, nisso é perito.
Deviam ficar orgulhosos de o Movimento ter achado o artigo bem escrito, penso eu!!1
De alcacovas a 24 de Julho de 2009 às 19:39
Parabéns, toda a gente percebe a intenção.
Está tudo percebido, os senhores é que têm razão!´
Espero que mostrem os nomes, para se perceber bem as opiniões.
António Costa da Silva
De porqueserá a 24 de Julho de 2009 às 16:01
Caro Costa da Silva
Não percebo porquê só agora essa sua posição.
Pois o mesmo texto foi publicado no blog http://unidos-com-bengalinha.blogspot.com/ no dia 17 de Junho, não me diga que tinha conhecimento.
Abraço
De alcacovas a 24 de Julho de 2009 às 17:48
Duas Clarificações:
1) Não tenho o hábito de visitar o blog do candidato Bengalinha Pinto. Vi no início, como existiam poucos textos publicados deixei de o visitar. é uma opção minha;
2) Uma coisa são as publicações e links na blogosfera, a qual funciona mesmo assim (eu sei que o senhor M B sabe disso), outra coisa é a utilização sem autorização de um texto de uma pessoa de outro partido num documento propagandístico dum partido. É aí que reside a diferença. Não se retirou o excerto de um texto para comentário, mas sim um texto integral para o mesmo parecer que faz parte do mesmo "panfleto". É essa a diferença e eu sei que a sabem distinguir bem.
Quanto à candidatura do PS e do candidato Bengalinha Pinto só espero que faça o seu caminho, o que me parece muito bem e não tenho nada a ver com isso. Só não esperava que acontecessem destas coisas.
Cumprimentos
António Costa da Silva
De alcacovas a 24 de Julho de 2009 às 19:08
Vou lendo os comentários com apenas uma anotação: os "ofendidos" sou eu e o partido de que sou membro. Pessoalmente ja apresentei as minhas razões no post editado ontem, que devem ter lido. Só espero pelas desculpas/explicações dos responsáveis pela candidatura PS/Movimento e do respectivo boletim público.
É simples e claro, msa talvez existam intenções (menos correctas?) que me escapam.
AC
De Anónimo a 24 de Julho de 2009 às 22:58
O senhor seu sogro até pode ter razão, um bocado esbatida pelo facto de nunca se ter manifestado contra o facto do genro, no seu blogue de caris manifestamente político, praticar precisamente o mesmo tipo de acções.
O senhor sabe perfeitamente que a legislação aplicável aos blogues é exactamente a mesma que se aplica à imprensa escrita, produção de vídeos, música, imagem etc. A única fdiferença é que na blogosfera tem sido até ao momento praticamente impossível aplicar a lei da propriedade intelectual das obras produzidas, mas isso não quer dizer que ela não exista. Logo o senhor, um homem que nunca poderá invocar o desconhecimento da lei, está também em falta e fica-lhe a meu ver, muito mal a exploração politica este tipo de situações.
O argumento de que: eu prevarico porque os outros também prevaricam, nunca poderá ser utilizado por uma figura pública como o senhor, com o seu elevado nível de responsabilidade. Penso que concordará que as regras informais do jogo terão de ser iguais para todos.
MB
De alcacovas a 25 de Julho de 2009 às 11:59
A questão mais importante nada tem a ver com a Lei, mas sim com a ética. Já o disse várias vezes, o que se passa aqui é muito simples: um partido político (PS) usou e abusou, num material propagandístico seu, dum texto escrito por uma pessoa do PSD, que até é o Mandatário do Engº Brito e Silva, candidato à Câmara Municipal de Viana do Alentejo pelo PSD. Como sabe que fizeram asneiras, basta assumi-las e pedir desculpa a quem de direito. Será pedir muito?
Cumprimentos
António Costa da Silva
De sensuravel? a 25 de Julho de 2009 às 18:22
Caro Fabi, penso que andes de opinar desta forma infeliz no blog, que a todos desagrada, deveria pensar primeiro se este é o local apropriado para o fazer, e não uma conversa com quem devia conversar e, sobretudo, respeitar este espaço e os seus colegas de blog, já que tanto apregoam que este espaço é plural. cumprimentos!
De Anónimo a 25 de Julho de 2009 às 18:33
Restabelecer a Verdade

No seguimento do artigo escrito pelo Sr. António Costa da Silva no blog Alcáçovas, intitulado "O PS de Viana do Alentejo não tem vergonha nenhuma.", no qual o autor refere que o jornal "Vida Nova" foi incorrecto ao apresentar um texto retirado do referido blog, partindo de seguida para algumas acusações que me parecem injustas, decidi escrever para este blog em jeito de resposta e com isso "restabelecer a verdade".


Caro António Costa da Silva,

Se dúvidas havia, elas esfumaram-se. Como o senhor bem sabe, o referido texto, da autoria do sr. André Correia, foi incluído numa secção do jornal, onde se faz a transcrição de alguns "posts" ou comentários considerados relevantes ou particularmente interessantes (na óptica do "VIDA NOVA"), inseridos na blogosfera concelhia, constituindo esta, portanto, uma secção completamente apartidária. Tratando-se de textos públicos, a que toda a gente pode ter acesso livre, desde que devidamente identificados (autor e fonte), como é o caso, o "VIDA NOVA" mais não fez do que dar eco ao referido texto, respeitando a sua origem. Esta é também uma prova inequívoca do espírito democrático e da abertura do MOVIMENTO a outras formas de pensar, já que, como é do conhecimento geral, o autor diz-se ligado a outra corrente política.

Considero bastante injusto o seu comentário no blog “Alcáçovas”, uma vez que de uma situação banal, bem esclarecida e legal, que foi apenas a transcrição de um texto interessante para uma secção claramente identificada, parte para a acusação, referindo falta de vergonha, de moralidade e ética do "Vida Nova" e de supostas intenções políticas duvidosas.

Como bem sabe, em momento algum, se faz referência a um hipotético apoio do autor ao MOVIMENTO! As conclusões (precipitadas) foi o senhor que as retirou! Posto isto, parece-me absolutamente evidente que não há qualquer pedido de desculpa a fazer.

Parece-me a mim, caro António Costa da Silva, que existem outros assuntos apresentados no jornal, muito mais relevantes e pertinentes (quer concelhios, quer referentes à freguesia de Alcáçovas), que lhe deveriam merecer mais atenção do que aquela que dedicou a este assunto que, despropositadamente tenta transformar em caso político. Também lhe ficava bem demonstrar algum respeito e consideração pela equipa que produz o jornal, tratando-se de pessoas (presumo, como você e certamente também como o sr. André Correia) que desejam o melhor para o concelho.
Sendo assim, quem deve pedir desculpas públicas, é o senhor!
Cumprimentos.
M.R.

Comentar post

Publicado por:

André Correia (AC); António Costa da Silva; Bruno Borges; Frederico Nunes de Carvalho; Luís Mendes; Ricardo Vinagre.

Posts recentes

_

***

“Alcáçovas Vila Global”

Inauguração da obra de Re...

Recordação do nosso Blog:...

Há 6 anos atrás começou a...

Vitória

Um brinde à Arte Chocalhe...

O Fabrico de Chocalhos já...

Mostra de Doçaria de Alcá...

Arquivos

Fevereiro 2019

Outubro 2016

Agosto 2016

Fevereiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Blogs

Pesquisar neste blog