Domingo, 29 de Março de 2009

demagogia propagandística

 cortesia http://peixe-banana.blogspot.com/

 

Este cartaz que recentemente vi a pairar pelas localidades do concelho de Viana, deixou-me atónito pela incontinência político-partidária que o mesmo inclui. Bem sei que estamos em ano de eleições e, mais oportunamente de autárquicas, no entanto há coisas que devem ser bem ponderadas antes de serem tornadas públicas. Se o PCP em muitos casos tem dito, e bem, julgo eu, que este Governo é grande na propaganda mas medíocre na realização, pergunto o que dizer deste cartaz, onde o seu autor (CDU) sacode a água do capote em algumas das situações mais mediáticas e prementes do concelho?

Nem vou falar sequer das imensas omissões de casos de inegável responsabilidade deste executivo camarário, mas apenas vou deter-me no exemplo do Paço dos Henriques nas Alcáçovas.  Para quem desconhece, este imóvel é efectivamente propriedade do Estado Português, no entanto não é por este eternizar um problema com indiscutíveis consequências para o concelho que o seu executivo camarário deva assobiar para o lado.

Da informação que tenho, a única instituição que intentou fazer alguma coisa pelo Paço dos Henriques, foi a AAA - Associação dos Amigos das Alcáçovas em tempos da sua 1ª direcção, liderada por João Pereira. Nessa altura não foram poucas as demarches realizadas pela sua direcção com o intuito de dar outra dignidade a este espaço. Apesar dos seus imensos esforços e da quase infatigável labuta, o cito processo não teve as esperadas conclusões. No entanto, este imóvel não era da AAA e, nem esta tem mais obrigação moral ou institucional que a CMVA para lutar pela sua reabilitação e consequente dignificação.

 

Por isso pergunto ao actual executivo camarário da CDU, quantos ofícios produziu em 26 anos de chefia autárquica em Viana do Alentejo a solicitar ao Estado Português informações ou uma resolução efectiva para o Paço?

 

Se durante estes eternos e muito pouco desenvolvidos 26 anos de liderança da CMVA, a CDU sabendo de uma diferente propriedade do edíficio o tentou adquirir ou arrendar para o reabilitar para fins camarários?

 

Quantas vezes a CMVA se dirigiu à Junta de Freguesia das Alcáçovas, à AAA e ao extinto IPPAR para  contornar o problema da propriedade do espaço em questão e da sua crescente degradação física?

 

Quantas vezes a CMVA colocou esta questão nas prioridades do concelho, incluindo para isso esta iniciativa no quadro dos investimentos do PIDDAC, assegurando a devida viabilidade da iniciativa, com o Estado Português?

 

Quantas vezes veio a CMVA mostra-se indignada com o impasse vivido anos e anos a fio no Paço dos Henriques, tornando públicas as suas posições, alertando a imprensa local e nacional, promovendo manifestações (que o PCP com tanta apetência  cria, independentemente das temáticas em causa) de indignação perante o problema em causa e, ao mesmo tempo de pressão sobre o poder central?

 

Dito isto, custa-me que o PCP (ou CDU) ache que com este tipo de política que ele tanto crítica ao PS( da tal propaganda e da falta de realização de obra) consegue enganar os municípes do concelho, atirando-lhes areia para os olhos... Com estas tiradas o actual presidente e novamente candidato, Estevão Pereira e restante equipa partidária apenas demonstraram falta de originalidade, mas sobretudo falta de trabalho, de ideias e de convicções. 

 

O PCP clama pela diferença, mas não consegue indissociar-se da sua génese matricial da igualdade e do colectivo, pelo que deu com esta acção um claro sinal de que é mais do mesmo no panorama político-partidário nacional.

 

É uma pena...

 

 

Frederico Nunes de Carvalho 

publicado por alcacovas às 00:41
| comentar
4 comentários:
De Ricardo Miguel Vinagre a 29 de Março de 2009 às 13:41
Parabéns Frederico excelente post. Há umas semanas atrás já tinha chamado à atenção para este cartaz.
Este cartaz é o resultado de uma equipa vazia de ideias que mais não tem feito do que uma gestão corrente e do dia a dia dos destinos da CMVA.
É tempo de mudança e estas eleições são a altura ideal de dizer a estes senhores que a política não é uma profissão. Deve-se estar na política para servir os outros e não nós próprios, por isso quando as ideias faltam e o rumo não existe à que ter humildade de reconhecer que é tempo de voltar à vida profissional (para aqueles que a têm, pois muitos há que fizeram da CMVA a sua carreira nunca provando o que valem no mercado) e deixando os cargos de decisão para outros que tragam ideias novas para o nosso concelho sair desta inércia em que foi atirado.
Volto a repetir que é tempo de mudança e cabe a todos os que amam o seu concelho e a sua terra lutarem por isso, sob pena de mais 4 anos de governação dos Velhos do Restelo, personagem que tão bem caracteriza aqueles que já tomam a CMVA como sua.

Abraço,

Ricardo Miguel Vinagre
De peixe banana a 29 de Março de 2009 às 15:36
Quando a informação relativa ao que se faz, ao que não se faz e ao que se vai fazendo pelo executivo da cmva começa a ser realmente debetida e divulgada, começam a aparecer estes contracenssos que até á bem pouco tempo não eram questionados, o contributo dos que conhecem mais de perto os aspectos reais dos problemas é, tem sido e vai ser, a par da divulgação pelos que nunca tiveram acesso á informação uma mais valia para o futuro do concelho de Viana do Alentejo. Todos nós até certo ponto somos responsáveis por este estado de coisas, é nossa responsabilidade enquanto cidadãos e municipes alertar a nossa comunidade para este tipo de "publicidade" enganadora.

Frederico, mais questões se poderiam levantar deste cartaz, fica uma pequena nota de rodapé, será que o governo PS tem culpa solteira por não haver a possibilidade de tirar o cartão de cidadão aqui no concelho, ás vezes para servirmos a nossa população temos que pedir e sinceramente ser o unico concelho do pais em que não se tira o cartão de cidadão mostra a realidade do que tem sido o executivo da cmva.

Um abraço
De comoasmares a 29 de Março de 2009 às 15:42
Caro Frederico,

Realmente o executivo CDU gosta de esconder muito factos, trazendo a público aquilo que mais lhe interessa ou lhe convém. Por isso penso que devemos esclarecer as situações para que não restem dúvidas.
No que diz respeito ao património/cultura, a câmara não tem qualquer política ou orientação. O património do concelho está degrado e abandonado, os centros históricos estão desprezados e necessitam de obras urgentes. A câmara não tem um arquivo municipal, nem uma biblioteca em condições, nas Alcáçovas não existe um verdadeiro centro cultural, dado que se quisermos fazer um colóquio não existe um auditório.
O antigo cinema das Alcáçovas continua abandonado e à espera de melhores dias e os museus estão escondidos. Continua sem existir um museu do chocalho digno da colecção e o museu do artesanato não se sabe onde fica.
O executivo da CDU prometeu resolver todas estas situações no seu programa eleitoral de 2005, mas o mandato esta no fim e nada disto foi feito.
O senhor presidente até pode culpar o engenheiro de muitas coisas, mas do estado do paço certamente que não!
Cumprimentos,
Roberto Vinagre
De anonimo a 31 de Março de 2009 às 01:49
Estão um bocadinho confusos e tontos.
Vê se que de politica nada percebem e falam sem conhecer a história destas questões.
Vou explicitar de forma simples pra ver se os carissimos srs que tudo parecem saber, entendem.
Cada partido, coligação ou até movimento :-) e em pleno direito democratico identifica responsabilidade e lacunas ás demais forças politicas suas opositoras por sinal.
É assim e perfeitamente normal... e nada do que está escrito no mupi da CDU é mentira, vocês podem é não conhecer ou dominar devidamente os processos de cada matéria. Mas isso é problema vosso, deveriam conhecer o cerne das questões, sua história e evolução, pra poderem opinar em consciencia.
Pra não me estendem mais no meu comentário, até porque são matérias que mereciam um debate público entre partidos em que todos os cidadãos e principalmente os que têm muitas dúvidas deveriam participar para ouvir e debater.
Mas essa coisa dos debates públicos não é pra todos é só pra alguns...
Então façam o seguinte: se querem ou acham que deve ser contraposta ou esclarecida alguma questão organizem debates publicos ou cada força politica do concelho que faça a sua propaganda de rua e a coloque em espaço publico, contrapondo ou responsabilizando com verdade, mas com a coragem de utilização de uma sigla politica nessa mesma propaganda.
E já sei que este como outros dos meus comentários não vai ser publicado, mas fica a nota.
Ah e venham pro debate publico... Pra podermos aferir que aquilo que está postado nos mupis da CDU, por muito que vos incomode é a politica do governo PS que prejudica o país e nestas materias em concreto o nosso concelho.
É preciso conhecer pra opinar tão viemente, carissimos.
Saudações Democraticas

Comentar post

Publicado por:

André Correia (AC); António Costa da Silva; Bruno Borges; Frederico Nunes de Carvalho; Luís Mendes; Ricardo Vinagre.

Posts recentes

_

***

“Alcáçovas Vila Global”

Inauguração da obra de Re...

Recordação do nosso Blog:...

Há 6 anos atrás começou a...

Vitória

Um brinde à Arte Chocalhe...

O Fabrico de Chocalhos já...

Mostra de Doçaria de Alcá...

Arquivos

Fevereiro 2019

Outubro 2016

Agosto 2016

Fevereiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Blogs

Pesquisar neste blog