Sexta-feira, 7 de Outubro de 2005

Programas Eleitorais

Ao ler com a devida atenção os programas eleitorais deparei-me com algumas boas e más surpresas, nos programas eleitorais existe de tudo deste promessas de pura demagogia até propostas eleitorais sérias e que certamente se aplicadas levariam a nossa terra no caminho do progresso e das melhorias das condições de vida de todos os alcáçovenses. Por entender que o nosso blog deve contribuir para a discussão e reflexão sobre os assuntos da nossa terra, escrevo este artigo numa critica construtiva. Para facilitar a leitura irei dividir em dois temas:
1) Aspectos positivos dos conteúdos dos programas
2) Aspectos negativos ou menos bons do conteúdo dos programas.

1) Aspectos Positivos:

Os três partidos conhecem bem as realidades do concelho por apresentarem propostas que são cruciais para o desenvolvimento do mesmo. No caso particular do PDM os três partidos propõem uma revisão, pois sabem que é por ai que passa muito do desenvolvimento que ainda hoje é travado devido a esse mesmo PDM. A nível da cultura do desporto e de espaços para o lazer, verifica-se que existe uma preocupação comum em melhorar a actual situação, outro ponto que todos deram especial atenção é ao facto de ser necessária uma rápida recuperação do centro histórico de Alcáçovas e a necessidade de intervenção urgente no melhoramento de algumas estradas que são essenciais para o concelho.

O PSD apresenta-se com um verdadeiro programa eleitoral, muito bem construído onde consegue transmitir os seus projectos a qualquer pessoa que o leia, sendo o programa claro em que ao ler-se consegue-se entender como seriam postas em praticas as propostas eleitorais. Destaco um ponto que para mim é muito importante neste programa a organização, o rigor e a inteligência como foi agrupado o ponto referente aos assuntos económicos. Dou destaque principal a três alíneas deste ponto:
• Captação de investimento externo para o novo parque e zonas comerciais do concelho;
• Dar apoio técnico, através do GADE, não apenas como informação, mas também nos domínios dos registos e Licenciamento Industriais, (esta alínea é crucial para o desenvolvimento do concelho pois não pode ser o investimento a procurar o concelho, mas sim o concelho a procurar o investimento e essa função passa essencialmente pelo GADE)
• Criar incentivos municipais à instalação de novas e pequenas empresas;

O PS apresenta-se com o programa eleitoral mais fraco (mas isso fica para os pontos negativos), pois é pouco claro e nada explicativo, mas gostaria de destacar três pontos que eu penso serem da máxima importância e a que o programa faz referência:
• Remodelação da praça da República. Criação do posto de turismo no local, (esta proposta tem toda a lógica de o ser pois é na zona histórica que deve estar localizado o posto de turismo, pois é a zona histórica que se deslocam os turistas quando visitam a nossa terra, um subponto que eu penso ser da máxima importância, mas que não vem referenciado em nenhum dos programas é a formação das pessoas para desempenhar os cargos);
• Alteração do regulamento da atribuição de subsídios aos grupos culturais e desportivos do concelho e criação da figura do animador associativo;
• Criação do Plano Turístico Municipal.

A CDU apresenta-se com o programa mais realista de todos talvez por conhecerem a realidade actual, mas isso não invalida a que se crie uma dinâmica e exista ideias novas e projectos, pois é nos novos projectos que está o futuro, não no que já foi feito. Pois o que já foi feito contribuiu para a melhoria mas isso é passado, o que agora se quer é mais par o futuro. Mesmo por ser o mais realista é o programa da CDU que menos nos faz sonhar, mas é bom não esquecer que “O Homem Sonha, Deus Quer e A Obra nasce”.
Destaco três pontos que em minha opinião são importantes:
• Continuar a adquirir e a infra-estruturar terrenos para novos loteamentos, (a razão pela qual eu dou especial atenção a este ponto prende-se com a necessidade de fixação de pessoas jovens ao nosso concelho, pois caso contrario estar no longo prazo condenado a desertificação (que se deve também a outros factores), assim criando novos loteamentos, que depois serão vendidos em terrenos a preços muito mais baixos que o preço de mercado a câmara esta a promover a fixação não só de pessoas do concelho mas também de pessoas de Évora que possam procurar uma melhor relação preço/qualidade de vida a 30 minutos de Évora, gerando com isso que o nosso concelho se torne atractivo ao capital “externo” que irá gerar riqueza no nosso próprio concelho)
• Criar condições para a construção do parque de estacionamento junto à igreja Matriz;
• Trabalhar para a ampliação das zonas Industriais de Alcáçovas e de Viana do Alentejo, (nota-se claramente que esta é uma proposta de alguém que de facto esta dentro dos assuntos e que sabe que é urgente a ampliação das zonas industriais).


2) Aspectos Negativos:

Antes de fazer a minha análise partido a partido queria desde já expressar a minha profunda tristeza e desilusão pelo facto de o PS sendo um partido que poderia discutir a Câmara com a CDU apresentar um programa tão fraco, tão mal elaborado e com tanta falta de vontade que me leva a não conter um desabafo e a dizer isto:
Sr. Rui Gusmão como certamente sabe vivemos num país democrático, onde é permitido a que os cidadãos se possam candidatar aos lugares políticos que entenderem, mas essa mesma democracia não obriga que ninguém se candidate sem ter vontade para o fazer. O seu programa é reflexo de alguém que não tem qualquer vontade de combater e de vencer a câmara e que se candidata só porque assim tem de ser. Mas fique sabendo que o seu contributo era verdadeiramente importante e que perdeu uma boa oportunidade para o dar.
Desculpem o desabafo….
Um ponto onde eu penso que todos os partidos falharam foi no facto de não apresentarem propostas no sentido de privatizar alguns serviços que hoje são assegurados pela câmara (com uma elevada taxa de improdutividade). Em minha opinião as câmaras têm um trunfo com que podem jogar para que possam criar emprego (eficiente) e desenvolvimento em sua volta que é o facto de poderem privatizar alguns serviços, fazendo com isso que surjam novas empresas, novos postos de trabalho, enfim desenvolvimento para o concelho. As empresas substituiriam certos sectores onde o nível de descontentamento é maior (limpeza de ruas, obras públicas, manutenção dos espaços verdes), pois a realidade em que a câmara municipal é o maior empregador do concelho tem que deixar de existir, pois se isso continuar a acontecer é um entrave ao desenvolvimento e ao progresso.
As criticas que faço aos programa é o facto de existir falta de coragem para excluir propostas que se sabe que não vão ser realizadas ou que não faz qualquer lógica realiza-las mas que constam do programa só para que “todos fiquem felizes”. Penso que não é assim que as coisas devem ser feitas pois devemos estar na politica com total transparência e sendo totalmente honestos, para comos eleitores

Em relação ao programa do PSD poucas criticas tenho a apresentar até porque em cima já disse que na minha opinião é o programa mais bem elaborado e com os objectivos mais bem delineados.

Em relação ao programa do PS, esse sim tenho muitas criticas pois cai no ridículo de ser demagógico, não é aceitável! Os dois pontos seguintes são disso exemplo:
• Oferta de manuais escolares aos alunos do 1ºciclo;
• Oferta de manuais escolares aos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico
• Oferta de lanches às crianças que frequentam os jardins-de-infância /creches e o centro Paroquial de Alcáçovas.

Se isto não é demagogia pura, provem-me que estou errado e digam-me como isto é possível?

Onde estão as propostas económicas propriamente ditas?
È um vergonhoso o programa do principal partido da oposição não ter propostas a nível económico para desenvolver o conselho e captar investimento!


O programa da CDU na minha opinião é muito simplesmente a continuação do projecto iniciado (esse sim inovador e com projectos) à 12 anos atrás, e ai esta o verdadeiro problema da CDU é que já esta à tantos anos no “poder” e em vistas de ficar mais quatro anos, que as pessoas que lá estão já se acostumaram demasiado ao lugar, que agora já não conseguem ter a mesma força que tiveram no mandato inicial e no segundo mandatos e que de facto foram produtivos e lançaram uma série de construções de infra-estruturas que vieram melhorar a qualidade de vida no concelho mas isso é passado o que agora importa é o futuro, e é nesse futuro que terá que existir “garra” , projectos e trabalho para a melhoria do nosso concelho.

rmgv





publicado por alcacovas às 02:40
De Anónimo a 8 de Outubro de 2005 às 16:40
Gostei, para mim talvez o teu melhor escrito.
Boa análise, raciocínio claro e conclusões suportadas.
Até
AndréAndré
</a>
(mailto:)
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Publicado por:

André Correia (AC); António Costa da Silva; Bruno Borges; Frederico Nunes de Carvalho; Luís Mendes; Ricardo Vinagre.

Posts recentes

_

***

“Alcáçovas Vila Global”

Inauguração da obra de Re...

Recordação do nosso Blog:...

Há 6 anos atrás começou a...

Vitória

Um brinde à Arte Chocalhe...

O Fabrico de Chocalhos já...

Mostra de Doçaria de Alcá...

Arquivos

Fevereiro 2019

Outubro 2016

Agosto 2016

Fevereiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Blogs

Pesquisar neste blog