Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2006
O tema começa a aquecer e vão-nos chegando alguns artigos, entrevistas, reacções pró e contra.
E encontrei-me a comentar para os meus botões: o que é que eu quero da regionalização, o que é que esta pode fazer por todos nós?
É mais do que evidente que a maioria deseja, pensa, que a regionalização poderá contribuir para melhorar certas situações, para criar mais emprego, melhores ordenados, para que nas escolas se ensine melhor e nos hospitais se tenha que esperar menos para se ser tratado/operado, etc.
Será que a regionalização poderá inverter situações, fazer aquilo que os governantes centrais e até locais não puderam ou não quizeram fazer?
Será possível fazer uma regionalização válida sem mudar muita coisa na administração central?
Como regionalizar com uma administração pesada, burocrática, que não compreende os problemas de cada região (dos seus residentes)?
Como avançar com partdos, ou com alguns políticos (desses mesmos partidos) que já projectam um reforço do seu poder a nível regional?
Só de pensar que "uma" regionalização" decalcada pelas regras vigentes, ao serviço de clientelas diversas, criadora de empregos para os "boys", fico com insónias. Mas talvez estes temores sejam mais uma, muito forte razão, para discutir, pensar, propor e vigiar.
Há muito trabalho pela frente, mas não podemos perder a oportunidade ou, muito menos, embarcar num qualquer modelo de regionalização à medida de Lisboa e contra os interesses dos Alentejos, das Beiras, Algarves e outros.
Para acabar deixo uma pergunta ingénua: por e para quê uma Região de Lisboa?
AC
publicado por alcacovas às 18:38
|
comentar
De Anónimo a 13 de Fevereiro de 2006 às 23:00
Caro André o que você diz pode ser verdade e eu confio na sua experiência a questão é para mim esta: se as coisa estão a nível nacional com estão, porque não acreditar que a nivel regional se consegue melhorar as coisas, a questão que o meu caro amigo tanto parece temer (eu próprio a temo) é a corrupção, mas esta não acontece já com a actual configuração administrativa do país? não quero de forma alguma chegar com este debate e reflexão a um resultado imediato quero sim e como propus quando lancei o desafio ir o mais profundo possível em materia de regionalização, aprender e compreender como fazer o "fato"...rmgv
(http://alcacovas.blogs.sapo.pt)
(mailto:rgvinagre@gmail.com)
De Anónimo a 13 de Fevereiro de 2006 às 22:33
O incansável RV parece-me demasiado confiado. Eu tambem quero ter fé e acreditar nos intervenientes do processo regionalização.
Mas a experiência diz-me que nem sempre, para não dizer raras vezes, a minha esperança se concretiza.
Porque não devemos nós ser tambem intervenientes, criticando, dando sugestões, estudando o assunto?
Porque é que os estudantes de economia não fazem deste problema base para as suas teses?
Nós podemos estudar, investigar, discutir e até podemos alinhar algumas sugestões válidas.
Temos que procurar ir para alem das definições eruditas.
Temos que procurar compreender e justificar a bondade da regionalização não de uma forma académica, mas sim pelos olhos do residente, procurando avaliar o que as pessoas querem.
E daí procurar compreender como estrutura-la para benefício da Região e, obviamente, para benefício dos seus habitantes.
Vamos procurar compreender de dentro para fora, medir o corpo antes de fazer o fato.
AC Andre Correia
(http://www)
(mailto:raco93@yahoo.ie)
De Anónimo a 13 de Fevereiro de 2006 às 20:33
Regionalização é um assunto que tem de ser muito bem estudado, mas creio que será vantajoso para o País, pois cada macaco no seu galho, e não misturar alhos com bugalhos! Mas reafirmo, é uma situação que tem de ser muito bem estudada!Miguel Pestana
(http://www.pensaralentejo.blogs.sapo.pt)
(mailto:Md_pestana@hotmail.com)
De Anónimo a 13 de Fevereiro de 2006 às 19:31
Ora ai esta um dos pontos fundamentais de quendo se fala sobre regionalizaçã; o porquê de uma região de Lisboa e Vale do Tejo? assim também poderia ser criada a região de évora e concelhos ao lado de évora! não tem qualquer logica e ai sim se vê que até aqueles que defendem a regionalização querem manter as capelinhas. O debate sobre a regionlização tem que ser sério e temos de ter fé nos intervenientes e acretidar que estes vão resolver o problema da regionalização para o bem da sua região e principalmente para o bem de Portugal e não para o seu próprio bem...rmgv
(http://alcacovas.blogs.sapo.pt)
(mailto:rgvinagre@gmail.com)
Exmo. Senhor
Somos um Grupo de pessoas do Distrito do Porto defensoras de corpo e alma para que se avance com a Regionalização, independentemente das nossas crenças politicas e religiosas.
Dái, termos decidido criar uma Página no HI5 com o endereço:
http://regionalistasnortenhos.hi5.com/
para avaliar a capacidade de resposta e aderencia dos Portugueses e se esta questão já estava esquecida.
Pois enganámo-nos redondamente, tem sido fantástico, pois em dois dias de existência a mesma já conta com 140 Portugueses inscritos, mas também já tivemos Portugueses que não pretenderam aderir.
Para qualquer contacto o nosso email é:
regionalistas.nortenhos@gmail.com
Cumprimentos de toda esta Equipa Nortenha.
Comentar post