Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2006
A ESTRADA DE ALCÁÇOVAS ALCÁCER
(UMA VERGONHA...)
O artigo do Ricardo Vinagre sobre a estrada que liga Alcáçovas a Alcácer do Sal (via Santa Catarina) é bastante oportuno, pelo que não devemos deixar que este assunto caia em saco roto. Todo o estado de degenerescência em que se encontra aquele percurso revela uma falta de respeito por quem o tem que utilizar com frequência.
Repare-se que esta via tem bastante importância não só para os Alcaçovenses e Alcacerenses, como para os residentes de Évora e de outros concelhos próximos.
Começando pelos últimos, podemos referir que esta era uma tradicional rota para o litoral (já usada desde o tempo dos romanos), sendo muito utilizada nestes últimos anos como percurso principal para as praias da zona da Comporta. Naturalmente com implicações economicamente positivas para as duas primeiras localidades.
Por outro lado, as ligações comerciais entre os dois distritos ficam gravemente prejudicadas pela impossibilidade de se utilizar este caminho, obrigando a utilizar a via mais longa e complexa, passando junto ao Torrão e ainda, ter que se suportar as infindáveis curvas até chegar à Barrosinha.
Os agricultores de Alcáçovas e de Alcácer, sobretudo Santa Catarina, vêem-se obrigados a ilegalmente ter que tapar as referidas crateras para se poderem deslocar.
Em termos turísticos somos todos prejudicados por este Alentejo que não pertence a Portugal (tal como referia o Ricardo). Igual, só vi no México há doze anos atrás.
As culpas morrem quase sempre solteiras. Aqui, ao longo dos anos tivemos a Câmara Municipal de Alcácer do Sal dizendo que esta estrada pertencia à extinta Junta Autónoma das Estradas e vice-versa. O problema persistiu durante muito tempo e a estrada foi-se degradando.
Há sensivelmente dois anos (se não me falha a memória) esta estrada passou definitivamente para as Estradas de Portugal (ex. JAE e ex. IEP). O problema ficou resolvido, burocraticamente Mas esta via mantém-se igual a si mesma, num estado catastrófico e não há maneiras de ser arranjada.
Penso que vai ser necessário ser muito persistente, influenciando as Câmaras Municipais (Viana e Alcácer) para que este tormento passe a deixar de existir.
António Costa da Silva
Alcáçovas, 14 de Fevereiro de 2006
publicado por alcacovas às 14:46
|
comentar
De Anónimo a 14 de Fevereiro de 2006 às 19:14
Quando publiquei o post será isto Portugal? a minha principal intenção foi a de chamar à atenção de todos os leitores em especial dos alcaçovenses e dos responsáveis que aquela estrada é para nós uma vergonha e algo que não se pode manter infinitamente. Por esse mesmo motivo penso que este assunto não deve ser só debatido a nível do blog mas sim ser debatido com os responsáveis no sentido de mudar a situação actual das coisas. É minha convicção como cidadão que devo contribuir para que a minha terra melhor e tenha uma melhor qualidade de vida para os sus habitantes, por esse motivo estão totalmente disposto a denunciar as situações que em meu entender não estão correctas, mas também é meu dever como cidadão contribuir para que essas sejam resolvidas. rmgv
(http://alcacovas.blogs.sapo.pt)
(mailto:rgvinagre@gmail.com)
Comentar post