Vale a pena ler e recordar que há poucos dias uma organizaçºao "ambiental" veio afirmar que a localização do aeroporto na OTA era, em termos ambientais, a melhor, dediciva e decidida escolha.
Quem é que anda a enganar quem?
Lisboa, 30 Abr (Lusa) - A Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA) criticou hoje o que designa por "irreversibilidade e subversão" na escolha da Ota para a localização do novo aeroporto de Lisboa.
A CPADA classifica, em comunicado hoje divulgado, de "irreversibilidade" a decisão da construção do novo aeroporto de Lisboa na Ota antes de ter sido iniciado o procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental, cuja decisão - Declaração de Impacte Ambiental - tem carácter vinculativo.
A confederação recorda que a Ota é uma "zona húmida classificada pelo Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa (PROT-AML) como 'Área Nuclear para a Conservação da Natureza' e 'Corredor Ecológico'".
As associações de defesa do ambiente acrescentam que existe um projecto de uma "mega cidade aeroportuária na órbita da Ota, a ser desenvolvido pela consultora Augusto Mateus e Associados, numa área de 1.700 hectares e que passará pela reclassificação de solos agrícolas em industriais".
A confederação assinala ainda que a opção pela Ota foi feita "por comparação única e insuficiente com a alternativa de Rio Frio, quando nos anos 90 foram apresentadas 12 alternativas possíveis", incluindo a ampliação do aeroporto da Portela.
"Subversivamente, na hora da tomada de decisão foram apresentados apenas dois Estudos Preliminares de Impacte Ambiental (EPIA) - o da Ota e de Rio Frio", acrescenta a nota de imprensa da CPADA, que se apoia em informações facultadas por Elisa Ferreira, ministra do Ambiente no governo de António Guterres.
A CPADA refere, a propósito, as conclusões da Comissão de Avaliação de Impacte Ambiental, em 1999, sobre os EPIA da Ota e Rio Frio, de acordo com as quais alguns aspectos haviam tido "uma abordagem deficiente", necessitando de "estudos mais adequados à fase de selecção de alternativas".
Em causa estariam os recursos hídricos, a economia local e regional, as comunidades e a fragmentação de habitats, o risco de colisão de aeronaves com aves, a casualidade sísmica, o património arqueológico, o ruído e a qualidade do ar.
No comunicado, a CPADA manifesta ainda o seu descontentamento por não ter sido convidada para o almoço com o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, realizado no passado dia 24, uma vez que "tem vindo a tomar posições sobre este assunto desde 1998".
A Confederação integra cerca de 110 associações de defesa do ambiente e organizações não governamentais de ambiente (ONGA) de cariz nacional, regional e local, é membro do European Environmental Bureau (federação de organizações ambientalistas da Europa), tem representação junto do Conselho Económico e Social e gere o processo de representação das ONGA em organismos públicos.
HSF.
Lusa/Fim
AC
E-mail do Alcáçovas
alcacovas_hoje@sapo.pt
Blogs do Concelho de Viana do Alentejo
.
Sites Institucionais
AAA - Associação Amigos de Alcáçovas
Associação de Convivio Reformados de Alcaçovas
AAC - Alcáçovas Atlético Clube
Associação de Pais Ebi/ji de Alcáçovas
AJAL – Associação de Jovens das Alcáçovas
ATD - Associação Terras Dentro
Associação Tauromáquica Alcaçovense
Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense
Grupo Coral Alentejano Feminino e Etnográfico "Paz e Unidade" de Alcáçovas
CMVA - Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Centro Social e Paroquial de Alcáçovas
Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas
Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas
JFA - Junta de Freguesia das Alcáçovas
Grupo Cénico Amador de Alcaçovas
SCMA - Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas
SUA - Sociedade União Alcaçovense
.
Links Empresas Alcáçovas
Centro Hípico na Herdade da Mata
Farmácia da Misericórdia Das Alcacovas
Restaurante Esperança - O Chio
.
Outros Blogs
Antigos
.
Jornais