Lia-se no Correio da Manhã a 25 de Novembro de 2005:
"Alcáçovas: Há quem ameace fazer justiça pelas suas mãos
Moradores desesperados com assaltos a casas
A população de Alcáçovas, distrito de Évora, anda desesperada com a vaga de assaltos que se tem vindo a verificar nos últimos meses em habitações da localidade.
Habituados a deixar a chave de casa na porta, os alcaçovenses têm sido vítimas de um grupo de jovens, residentes na vila e ligados ao consumo de drogas, que se introduzem de dia e de noite nas habitações na ausência dos seus proprietários para levar bens como ouro, dinheiro e outros artigos de fácil comercialização.
Francisco Rasteiro surpreendeu um assaltante dentro da sua casa. O ladrão acabou por fugir
Em Outubro e Novembro, período com maior número de furtos – cerca de uma dezena –, houve casos em que a mesma casa foi assaltada três vezes. “A minha fazenda, em Vale Freixo, já recebeu a visita desta gente por três vezes. Sempre que sou assaltado renovo as trancas da porta, mas o resultado é nulo”, revela José Joaquim da Mata.
Em Setembro, Suzete Palma viu a porta da sua casa arrombada e um prejuízo na ordem dos 1000 euros em ouro e dinheiro: “Maldita a hora em que fomos às festas em Honra de Nossa Senhora de D’aires”, desabafa. Antes, já outras residências tinham sido assaltadas com o ouro e o dinheiro a serem o alvo preferencial dos larápios.
A mais recente vítima destes assaltos foi Francisco Rasteiro, um octogenário que há duas semanas foi encontrar dentro da sua casa um meliante. “Pouco passava das 13h00 quando entrei em casa para almoçar e dei de caras com ele a mexer nas minhas coisas. Só teve tempo de fugir. Se eu me tenho atrasado um ou dois minutos na conversa se calhar o prejuízo tinha sido pior.”
Histórias idênticas repetem-se a cada esquina da pacata vila alentejana, tendo-se criado um ambiente de medo ao ponto da população começar a pensar fazer justiça pelas próprias mãos. “Já houve quem tivesse apanhado um desses bandidos em flagrante e lhe tenha dado uma valente sova com uma moca”, conta ‘Borracho’, um dos mais conhecidos taxistas das Alcáçovas.
PORMENORES
GÁS E VINHO
Da última vez que José Joaquim da Mata foi assaltado, os meliantes levaram da sua casa uma garrafa de gás, uma grade de vinho e uma saca de batatas. “Tudo material fácil de ser trocado por droga”, acusa a vítima.
OURO
Suzete Palma saiu de casa para ir a uma festa e quando regressou a residência tinha sido assaltada. Desapareceram uma pulseira em ouro avaliada em 600 euros e cerca de 450 euros em dinheiro que estavam guardados na habitação.
GNR ATENTA
A GNR confirma as denúncias e afirma estar a investigar. Diz ainda que reforçou o patrulhamento à vila “com elementos à civil”. Avisa, no entanto, que pouco mais pode fazer enquanto os suspeitos não forem apanhados em flagrante."
Carlos Neves (Évora) in Correio da Manhã
Editado por António Costa da Silva
E-mail do Alcáçovas
alcacovas_hoje@sapo.pt
Blogs do Concelho de Viana do Alentejo
.
Sites Institucionais
AAA - Associação Amigos de Alcáçovas
Associação de Convivio Reformados de Alcaçovas
AAC - Alcáçovas Atlético Clube
Associação de Pais Ebi/ji de Alcáçovas
AJAL – Associação de Jovens das Alcáçovas
ATD - Associação Terras Dentro
Associação Tauromáquica Alcaçovense
Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense
Grupo Coral Alentejano Feminino e Etnográfico "Paz e Unidade" de Alcáçovas
CMVA - Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Centro Social e Paroquial de Alcáçovas
Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas
Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas
JFA - Junta de Freguesia das Alcáçovas
Grupo Cénico Amador de Alcaçovas
SCMA - Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas
SUA - Sociedade União Alcaçovense
.
Links Empresas Alcáçovas
Centro Hípico na Herdade da Mata
Farmácia da Misericórdia Das Alcacovas
Restaurante Esperança - O Chio
.
Outros Blogs
Antigos
.
Jornais