PALOMAR - ITALO CALVINO
Será possível encontrar um sentido nas coisas no mundo à nossa volta? E dentro de nós próprios? O senhor Palomar, como é respeitosamente tratado, está longe de ter alguma certeza em relação a isto. E, no entanto, continua à procura.
“A vaga vai rolando, qual cavalão solitário, até que se abate sobre a costa (…). O senhor Palomar, que também foi empurrado pela vaga provocada pela gasolina, arrastado pela maré de escórias, sente-se repentinamente como um destroço por entre destroços, cadáver arrastado sobre as praias-caixotes-do-lixo de continentes-cemitérios. Se, para além dos olhos vidrados dos mortos, nenhum outro olho voltasse a abrir-se sobre a face do globo aquoterrestre, a espada não voltaria a brilhar”. Este é um breve excerto de Palomar na praia sobre a espada do Sol, nome dado ao raio de luz que se prolonga nas águas do mar aquando do pôr-do-sol.
“Palomar” é o último romance publicado em vida por Italo Calvino (1923-1985), um dos maiores escritores da segunda metade do século XX preocupados em descobrir o sentido da existência a partir da banalidade do quotidiano.
Da praia ao jardim, daí até ao terraço ou ao jardim zoológico há uma viagem pela vida e pensamentos de Palomar, que acaba por se deparar com a sombra da morte. O personagem chega ao último capítulo do livro disposto a "aprender a estar morto", a partir da ideia de que a vida, sem a sua presença, "continuará a acontecer".
O CÓDIGO DA VINCI – DAN BROWN
Sinopse
Harvard Robert Langdon, conceituado simbologista, está em Paris para fazer uma palestra quando recebe uma notícia inesperada: o velho curador do Louvre foi encontrado morto no museu, e um código indecifrável encontrado junto do cadáver. Na tentativa de decifrar o estranho código, Langdon e uma dotada criptologista francesa, Sophie Neveu, descobrem, estupefactos, uma série de pistas inscritas nas obras de Leonardo Da Vinci, que o pintor engenhosamente disfarçou. Tudo se complica quando Langdon descobre uma surpreendente ligação: o falecido curador estava envolvido com o Priorado de Sião, uma sociedade secreta a que tinham pertencido Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Da Vinci, entre outros.
Duas viagens que se encontravam por fazer. Imperdoável
Editado por António Costa da Silva
E-mail do Alcáçovas
alcacovas_hoje@sapo.pt
Blogs do Concelho de Viana do Alentejo
.
Sites Institucionais
AAA - Associação Amigos de Alcáçovas
Associação de Convivio Reformados de Alcaçovas
AAC - Alcáçovas Atlético Clube
Associação de Pais Ebi/ji de Alcáçovas
AJAL – Associação de Jovens das Alcáçovas
ATD - Associação Terras Dentro
Associação Tauromáquica Alcaçovense
Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense
Grupo Coral Alentejano Feminino e Etnográfico "Paz e Unidade" de Alcáçovas
CMVA - Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Centro Social e Paroquial de Alcáçovas
Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas
Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas
JFA - Junta de Freguesia das Alcáçovas
Grupo Cénico Amador de Alcaçovas
SCMA - Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas
SUA - Sociedade União Alcaçovense
.
Links Empresas Alcáçovas
Centro Hípico na Herdade da Mata
Farmácia da Misericórdia Das Alcacovas
Restaurante Esperança - O Chio
.
Outros Blogs
Antigos
.
Jornais