Como o Alentejo me ofereceu o maior activo que tenho, a minha educação na Universidade de Évora, decidi retribuir, e por isso lanço neste blog o desafio para que todos os Alentejanos e outros interessados, não deixem acontecer ao Litoral Alentejano, o que aconteceu ao Litoral Algarvio!
Juntem-se, organizem-se e apresentem um plano estratégico para o Futuro do Alentejo, nomeadamente para o litoral, digam o que pretendem, o que gostariam e o que não gostariam, o que deve e não deve acontecer, e apresentem-no às mais diversas autoridades Alentejanas. Partindo o Alentejo de uma posição menos favorável relativamente às outras regiões portuguesas, só existe uma solução! A cooperação, a entreajuda, o empreendedorismo, a criatividade e a inovação (em suma AGIR!).
É altura de mostrar aos restantes portugueses e europeus que o Alentejo tem pessoas com tantas ou mais qualidades (é verdade, eu confirmo, encontrei aqui pessoas com ENORME VALOR e POTENCIAL!), que são capazes de se ajudar e trabalhar para construir uma região rica e próspera! Bem sei que este blog é injustamente acusado de falar em demasia de economia, é obvio que a economia não é a coisa mais importante do mundo, no entanto para se fazerem coisas realmente significativas é necessário uma certa estabilidade económico-financeira, senão vejamos, seria possível uma pessoa trabalhar, sem ter um abrigo, estar bem alimentada e ser saudável? Temos de garantir primeiro uma situação económico-financeira robusta, de modo a partirmos depois para outros COMBATES! Peço-lhes por isso, que criem um plano estratégico, é altura de deixar as palavras de parte e partir para a ACÇÃO! Os diversos fóruns, blogs, e outros, têm de se juntar para criar algo, criar uma ESTRATÉGIA, é preciso ACTUAR! É altura de pegar num pedaço de papel e numa caneta e dar um rumo a esta Terra maravilhosa, é preciso arregaçar as mangas e deitar as mãos ao trabalho, as conversas de café ajudam, mas por si só não chegam!
Alguém que organize todas estas palavras, lhes dê um sentido e que as apresente de modo a produzir um futuro para vocês, os vossos e todos nós! Eu estou disposto a ajudar! E vocês ?!?!?
Dario Ruivo
De
alcacovas a 22 de Janeiro de 2007 às 23:04
O problema posto pelo Mário Ruivo é importante e urgente. O turismo é considerado, e com razão, fulcral para o desejado desenvolvimento do Alentejo. O litoral, a albufeira do Alqueva e algumas outras zonas, como por exemplo as das minas da cintura das pirites, estão na mira de importantes grupos nacionais e não só. Não podemos descartar este potencial fabuloso. Mas um "potencial" duplo e contraditório. Pode ser uma bonança ou uma catástrofe. Precisamos de promover a implantação de projectos turísticos, mas temos que defender a riqueza ambiental desta enorme região, escassamente povoada, pobre e envelhecida. Precisamos de criar empregos, criar riqueza, rejuvenescer a população, construir um futuro melhor. Mas temos que preservar a maior riqueza desta terra, a beleza dos grandes espaços, a pureza do ar, os habitats de espécies endógenas e autóctones raras, uma enorme mata de sobreiros e azinheiras como não há outra no Mundo. Temos que conseguir um justo equilíbrio entre desenvolvimento e natureza. Precisamos de um e da outra. Como assegurar que, o indispensável desenvolvimento económico, não destrua a riqueza que é património nacional e base daquele próprio desenvolvimento? Como evitar um cataclismo ambiental (e social) sem impedir o crescimento turístico? Para já uma proposta: deixemo-nos de atitudes e exigências radicais, num ou noutro sentido. Vamos procurar em conjunto as melhores soluções para os alentejanos e para os empreendedores, para o turismo e para a Terra.
AC
De Anónimo a 23 de Janeiro de 2007 às 01:15
é dario ruivo e não dario ruivo
De Anónimo a 23 de Janeiro de 2007 às 12:22
É Dário Ruivo e não Mario Ruivo!
A correcção falhou!!!! Deve ser da hora tardia...
De
alcacovas a 23 de Janeiro de 2007 às 12:57
Mil desculpas.
Eu até sabia que era Dário, mas as mãos escreveram Mário. Preguiçosas.
AC
Comentar post