Terça-feira, 24 de Outubro de 2006
Hoje enquanto fazia a minha viagem diária pelos confins da blogosfera, li algo que me deixou sem palavras tal foi o espanto que o referido post me causou.
Miguel Sousa Tavares é acusado de plágio no seu livro Equador. Em causa estão passagens idênticas às de um livro que se chama Freedom at Midnight.
Se tal for verdade é para mim uma enorme desilusão. Porque o Equador foi um livro que eu li e que de facto gostei bastante. É mesmo um livro a ter em conta na literatura nacional.
Espero que Miguel Sousa Tavares tenha uma explicação plausível e convincente a dar aos seus leitores. Penso que é o mínimo que pode fazer, explicar e esclarecer todo este assunto!
Mas até que tudo isto seja verdadeiramente provado, aplicarei a velha máxima da justiça, toda a pessoa é inocente até ao momento em que é julgado e é considerado culpado.
Já agora deixou o endereço do blog onde são feitas as comparações entre os textos de Miguel Sousa Tavares e os de Dominique Lapierre e Larry Collins.
http://freedomtocopy.blogspot.com/
rmgv
publicado por alcacovas às 19:55
|
comentar
De AP a 24 de Outubro de 2006 às 20:48
Nunca li nenhum livro de Miguel Sousa Tavares, mas como estudante de literatura isso não me espanta. Não estou afirmar que ele fez plágio, mas esta palavra (plágio) já vem do séc. XVI, época em que era hábito um escritor fazer uma cópia de outro texto. Temos como exemplo de Camões em que "Os Lusiadas" é todo influênciado por Petrarca. Todos os escritores têm um escritor como modelo, só que uns conseguem imitar mas sem se deixar influênciar, a que se chama poeta forte. Depois existem aqueles que copiam o outro mas não conseguem transmitir a influência que o autor tem sobre ele, ao que se chama poeta fraco.
Por exemplo Eça de Queirós (Os Maias) e Agustina Bessa-Luis (Vale Abraão) têm como modelo Flaubert e Proust.
Bem, tudo isto é um pouco complexo e muito há a dizer sobre este assunto. Estudei isto e muito mais numa cadeira chamada Literatura Comparada que foi uma das minhas cadeiras preferidas do curso. Para além da prosa também existe o mesmo na poesia. Este tema é bastante interessante, mas é dificil expô-lo na escrita.
De rmgv a 24 de Outubro de 2006 às 21:39
Antes de mais, sejas muito bem vindo ao nosso blog.
Eu não disse que o MST fez plagio, disse sim que o mesmo estava a ser acusado de ter feito. o que depois de consultar o referido blog, convenci-me que existiam algumas possibilidades de tal ter acontecido. mas jamais direi que o MST fez plagio o máximo que posso dizer é que há " estranhas semelhanças".
se o fez não o deferia ter feito pois é uma falta de respeito para com os seus leitores, se não o fez e foi acusado de tal os acusadores tem que ser punidos por calunia e difamação.
E já agora obrigado pelos esclarecimentos literários que para um amante da leitura como eu são sempre bem vindos.
com os melhores cumprimentos,
Ricardo Vinagre
De AP a 24 de Outubro de 2006 às 21:50
Em termos literários fazer plágio não é crime. Não conheço nenhum escritor que tenha sido condenado por ter feito tal. O caso mais conhecido foi a Clara Pinto Correia, se não estou em erro, num artigo da revista Visão, em que ela fez uma tradução de um artigo inglês, a consequência disso... foi dispensada da sua participação na revista.
Como disse, não li o livro em questão, mas li o blog e realmente aquilo é tradução pura. Sinceramente, não acho que ele tenha que ser punido. Nenhum escritor admite tal, nem as suas influências. Como disse no comentário anterior todo o escritor tem influências noutro escritor.
De Filho de Alcacçovenses a 26 de Outubro de 2006 às 09:52
Quando li a história fiquei "desconfiado". Tenho o Miguel como alguem correcto e nada fazia prever uma coisa destas.
Hoje, quinta-feira, o jornal 24horas (que tinha publicado a história) volta à carga e diz que.... afinal o plágio é uma... treta!
O jornal comparou os dois livros e diz que nada aponta para plágio.
Ora amigos, vejam a força dos blogues. Uma ferramenta útil, mas que se pode tornar perigosa!
De
lcantante a 3 de Novembro de 2006 às 18:19
O 24 Horas?!!! Comparou os dois livros?!!! Deve ser para rir... Eles sabem ler no 24H? Escrever não sabem
Comentar post