A GESAMB - Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM , Évora. faz, como está explicitado na sua designação social, a gestão ambiental e de resíduos provenientes da maioria dos concelhos do Distrito.
Os respectivos Municípios, dos quais não faz parte o nosso (Viana do Alentejo), enviam para as instalações de triagem e aterro sanitário, nos arredores de Évora os seus resíduos, parte dos quais já separados na origem quando colocados em contentores próprios.
No entanto, os outros resíduos , como os alumínios e os metais ferrosos, passam também por uma acção de separação, por acção mecânica no Centro de Triagem da Gesamb . O resto da separação é feita manualmente.
Aqui deixo um pedido, separem os lixos, nas vossas casas, e ponham-nos nos contentores respectivos: papéis e cartões, vidros e embalagens de plástico ou metal, mas passem-nas por água.
Depois da triagem os diversos tipos de lixos seguem o seu caminho, para reciclagem ou para o aterro sanitário.
Tudo bem, mas ao passar pela estrada entre a nossa Vila e Évora, não posso deixar de me espantar ao ver ao longo das bermas, entre Évora e o aterro sanitário uma quantidade anormal de lixo, nomeadamente pedaços de plásticos finos, que voam por todo o lado..
Depois do aterro até Alcáçovas o lixo, que também existe, nas bermas é muito menor e sobretudo são garrafas de plástico. Parece que os ventos predominantes nesta zona sopram na direcção de Évora.
Tudo nos leva a pensar que o lixo que vimos entre a Gesamb e a cidade vem do aterro ou do Centro de separação.
Este lixo, leve, que se desloca com qualquer brisa é, por vezes, acompanhado dum cheiro nauseabundo, com a mesma origem.
Porquê? Não há forma de o evitar? A gestão ambiental que a Gesamb faz não previu este tipo de poluição ambiental?
Quando o estádio do Lusitano, em dias de jogo, for empestado e infestado por cheiros e lixo os atletas e espectadores não vão gostar.
Para nós não se trata de ver o que se está a passar na Gesamb como um problema local. Com efeito é algo que nos afecta a todos, às pessoas de Évora, às de Alcáçovas e a todos que por ali passem, venham de onde vierem.
Aproveito, a concluir, para fazer um pedido a todos os alcaçovenses que costumam fazer este caminho até Évora: não deitem, por favor, as garrafas vazias pelas janelas dos vossos carros.
Fiz hoje uma contagem e estimativa aproximada do número de garrafas vazias ao longo da estrada entre a nossa Vila e Évora. Absolutamente espantoso e triste, deve haver um número de garrafas vazias superior a 1000 !
AC
E-mail do Alcáçovas
alcacovas_hoje@sapo.pt
Blogs do Concelho de Viana do Alentejo
.
Sites Institucionais
AAA - Associação Amigos de Alcáçovas
Associação de Convivio Reformados de Alcaçovas
AAC - Alcáçovas Atlético Clube
Associação de Pais Ebi/ji de Alcáçovas
AJAL – Associação de Jovens das Alcáçovas
ATD - Associação Terras Dentro
Associação Tauromáquica Alcaçovense
Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense
Grupo Coral Alentejano Feminino e Etnográfico "Paz e Unidade" de Alcáçovas
CMVA - Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Centro Social e Paroquial de Alcáçovas
Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas
Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas
JFA - Junta de Freguesia das Alcáçovas
Grupo Cénico Amador de Alcaçovas
SCMA - Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas
SUA - Sociedade União Alcaçovense
.
Links Empresas Alcáçovas
Centro Hípico na Herdade da Mata
Farmácia da Misericórdia Das Alcacovas
Restaurante Esperança - O Chio
.
Outros Blogs
Antigos
.
Jornais