O Ministério Público pediu uma pena de 17 anos e seis meses de prisão, em cúmulo jurídico, para o homem de 75 anos que no ano passado matou o companheiro da sua ex-mulher a tiro, em Alcáçovas, com uma caçadeira roubada. A sentença será lida no dia 12.
"Tinha ciúmes e andava desorientado. Estou arrependido", disse esta terça-feira o homicida, Pedro António Mira, na primeira sessão do julgamento no tribunal de Évora.
Acusado dos crimes de homicídio qualificado, furto, detenção de arma proibida e ofensas à integridade física, o arguido, de 75 anos, confessou ao colectivo de juízes que não aceitou a separação com Maria Rufas, de 40 anos, em Setembro de 2011.
"Achava que ela tinha outra pessoa", disse. As suas desconfianças foram confirmadas em Novembro passado quando soube do relacionamento da ex-mulher - com quem tem dois filhos menores - com a vitima mortal, António Serra, de 45 anos, ambos funcionários da Junta de Freguesia de Alcáçovas.
Na noite do dia 16 desse mês dirigiu-se da sua casa, em Viana do Alentejo, até à moradia da ex-mulher, em Alcáçovas. No carro levou a caçadeira que havia furtado dias antes a um antigo patrão. Quando o rival apareceu e se preparava para entrar na habitação de Maria Rufas, o agressor saiu do carro e disparou um tiro atingindo-o no pescoço e nas costas. A ex-mulher, que ainda amparou a vitima antes de falecer, ficou ferida na cabeça ao ser atingida por chumbos.
Em tribunal, Pedro Mira revelou que o crime foi cometido devido às constantes ameaças e injúrias de que era alvo por parte da vitima.
"Tinha medo dele. Nesse dia atendeu o telefone e voltou a ameaçar-me e a ofender-me. Fiquei cego naquele momento e nem sei se estava de frente ou de costas quando disparei", lembrou.
E-mail do Alcáçovas
alcacovas_hoje@sapo.pt
Blogs do Concelho de Viana do Alentejo
.
Sites Institucionais
AAA - Associação Amigos de Alcáçovas
Associação de Convivio Reformados de Alcaçovas
AAC - Alcáçovas Atlético Clube
Associação de Pais Ebi/ji de Alcáçovas
AJAL – Associação de Jovens das Alcáçovas
ATD - Associação Terras Dentro
Associação Tauromáquica Alcaçovense
Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense
Grupo Coral Alentejano Feminino e Etnográfico "Paz e Unidade" de Alcáçovas
CMVA - Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Centro Social e Paroquial de Alcáçovas
Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas
Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas
JFA - Junta de Freguesia das Alcáçovas
Grupo Cénico Amador de Alcaçovas
SCMA - Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas
SUA - Sociedade União Alcaçovense
.
Links Empresas Alcáçovas
Centro Hípico na Herdade da Mata
Farmácia da Misericórdia Das Alcacovas
Restaurante Esperança - O Chio
.
Outros Blogs
Antigos
.
Jornais