Uma pintura que ilustra um homem que escapou à morte, depois de esfaqueado por quem lhe tentou roubar a mula, é o mais antigo ex-voto, datado de 1754, integrado numa exposição que está patente em Évora.
Na peça, pode-se ver o homem “com uma facada” na barriga e de “tripas na mão” depois de agredido por “um ladrão que lhe tentou roubar a mula”, relatou à Agência Lusa a especialista Ana Helena Duarte.
Mas, acrescentou a investigadora e professora universitária brasileira, “por milagre de Nossa Senhora, o ladrão foi preso e o homem foi curado, ficando livre da morte”.
Este é o quadro mais antigo da exposição “Ex-votos Pintados”, que está patente até 17 de fevereiro na Galeria da Casa de Burgos, em Évora.
A mostra reúne ex-votos e imagens destes provenientes dos principais centros de peregrinação do Alentejo e de um importante santuário no Brasil.
A especialista explicou que os ex-votos, que podem estar representados através de “uma grande diversidade” de objetos, são uma “representação de fé”, a que as pessoas recorrem como “uma forma de oferta e gratidão” para com o “ser celeste” num “momento de conflito”.
Os “pedidos” dos fiéis estavam relacionados, sobretudo, com doenças, o que significa que “a medicina não chegava às pessoas”, frisou Ana Helena Duarte, que estudou, durante quatro meses, o espólio dos quatro principais centros de peregrinação do Alentejo.
Segundo a investigadora, a “oferta” destas peças aos santuários ainda hoje “continua e em grande volume”, mas, com o passar dos anos, as suas formas de representação alteraram-se, sobretudo, depois do aparecimento da fotografia.
Maria Helena Duarte defende que será “quase impossível” este tipo de devoção perder-se no tempo. Até porque os responsáveis pelos santuários “já perceberam a importância que esses objetos têm” para criar “movimentação e efervescência” naqueles locais religiosos.
“A potência dessa fé não vai ser interrompida” porque também se trata de uma “devoção popular, pessoal e muito forte”, sublinhou.
A mostra em Évora reúne 26 ex-votos, dos quais 23 pinturas e três bordados, dos santuários alentejanos de Senhor Jesus da Piedade (Elvas), Nossa Senhora da Visitação (Montemor-o-Novo), Nossa Senhora do Carmo (Azaruja, no concelho de Évora) e de Nossa Senhora D’Aires (Viana do Alentejo).
A exposição integra ainda cerca de uma dezena de fotografias da coleção de ex-votos do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, de Congonhas do Campo, no estado brasileiro de Minas Gerais e considerado um dos grandes centros de peregrinação daquele país.
Organizada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, em parceria com os santuários alentejanos, a iniciativa resulta da tese de doutoramento de Ana Helena Duarte, artista plástica e professora do Departamento de Artes Plásticas da Universidade Federal de Uberlândia (Brasil).
@Lusa
Editado por António Costa da Silva
E-mail do Alcáçovas
alcacovas_hoje@sapo.pt
Blogs do Concelho de Viana do Alentejo
.
Sites Institucionais
AAA - Associação Amigos de Alcáçovas
Associação de Convivio Reformados de Alcaçovas
AAC - Alcáçovas Atlético Clube
Associação de Pais Ebi/ji de Alcáçovas
AJAL – Associação de Jovens das Alcáçovas
ATD - Associação Terras Dentro
Associação Tauromáquica Alcaçovense
Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense
Grupo Coral Alentejano Feminino e Etnográfico "Paz e Unidade" de Alcáçovas
CMVA - Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Centro Social e Paroquial de Alcáçovas
Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas
Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas
JFA - Junta de Freguesia das Alcáçovas
Grupo Cénico Amador de Alcaçovas
SCMA - Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas
SUA - Sociedade União Alcaçovense
.
Links Empresas Alcáçovas
Centro Hípico na Herdade da Mata
Farmácia da Misericórdia Das Alcacovas
Restaurante Esperança - O Chio
.
Outros Blogs
Antigos
.
Jornais