Sexta-feira, 21 de Julho de 2006


O Município do Fundão em parceria com a Junta de Freguesia de Alpedrinha passaram a organizar a Feira dos Chocalhos, com o subtema da transumância.
Apesar de nunca ter havido forte participação por parte dos chocalheiros das Alcáçovas na antiga Feira dos Chocalhos em Alcáçovas, parece-me que não foi muito positivo ter perdido este tema.
Bem sei que a fira franca (Feira das Alcáçovas) é mais antiga, mas quando se propôs ser denominada de Feira do Chocalho, pareceu-me uma excelente ideia. Hoje em dia procura-se um tema para as feiras, quer por razões de marketing, quer até para obter financiamentos comunitários.
Os chocalhos e os chocalheiros " identificam-se com os alcaçovenses e essa identificação, que é também cultural, não se pode perder.. Apesar deste artesanato não atravessar os melhores dias, existem iniciativas bastante interessantes que merecem ser apadrinhadas.
A Feira poderia ser uma boa oportunidade, porque, pelo menos no Alentejo, quando se falava da Feira dos Chocalhos toda a gente a identificava como sendo em Alcáçovas.
Fica a ideia.
António Costa da Silva
publicado por alcacovas às 13:40
De Roberto Vinagre a 24 de Julho de 2006 às 01:42
Meu caro Senhor, por certo não deve ter percebido o meu comentario , quando o escrevi não fiz a distinção entre aspectos positivos e negativos, o palco e a estrada são aspectos muito positivos! Eu não faço apenas comentarios criticando negativamente, muito pelo contrario e se for ler alguns posts no arquivo deste blog vai perceber que eu, quando era colaborador, escrevi muitas coisas aplaudindo o que vai sendo feito. Contudo eu não quis deixar de salientar o facto da nossa feira estar a cair em desgraça, pois sinto que a feira já so se faz quase por obrigação e não por gosto ou orgulho! Pede-me propostas, pois bem aqui as deixo, juntamente com muitas questões. O que falta na feira, em meu entender, é o dinamismo e entrega, faltam atractivos, falta uma aposta forte e firme. Se essa aposta existiu na feira d'aires e na mostra de doçaria por que razão não existe na feira das Alcáçovas? Um dado positivo é o envolvimento das associações, no entanto esse envolvimento é um envolvimento discreto e pouco dinamico . A AJAL apenas se faz representar com um «pavilhão», mas se é uma associação que trabalha com e para os jovens por que motivo não cria actividades no sentido de envolver os jovens? A JSD foi criada, mas parece que apenas por motivos exclusivamente politicos , dado que sendo uma associação de jovens não a vi a trabalhar no sentido de os cativar! Temos muitos grupos de musica, será que eles foram devidamente aproveitados? E onde estavam actividades dinamicas que decorressem ao longo dos dias, activiades actrativas como desportos radicais, concursos, por que não eleger a miss feira das alcáçovas? Será que é necessario muito dinheiro para tudo isto? Julgo que não, basta a iniciativa. Podia existir um touro mecanico no recito, insuflaveis para as crianças. Há muitas coisas que se podem fazer, mas acima de tudo falta atrevimento! Penso que seria interessante ver-me à frente de uma associaçao ou coisa do genero , uma coisa eu lhe garanto, faria melhor trabalho que muitos que por ai andam!
Quero contribuir para o desenvolvimento da minha terra!
É verdade, eu estive a ver o Marco Paulo e também gostei!
Eu adorava saber quem é o senhor, não gosto de trocar ideias com pessoas anonimas , é sempre melhor conhecermos as pessoas, principalmente quando são pessoas que conhecemos muito bem.
Cumprimentos,
Roberto Vinagre
Caro Roberto,
Gostaria, antes de entrar no assunto da Feira, dizer-lhe que gostaria muito de o ver voltar ao nosso blog como editor.
Quanto à Feira devo dizer-lhe que concordo quase a 100% consigo.
A Feira de Alcáçovas, como outras pelo país fora, vai morrendo lentamente porque se deixou "ultrapassar" pela vida, melhor ou pior não se vive hoje como há 50 anos...
Há que renovar, inovar, captar o interesse das pessoas da terra, e não só, sem esquecer o passado. O passado como cultura, parte das nossas tradições. Aquilo que possamos recordar, reconhecer ou até conhecer (caso dos muito novos), mas que não se deve confundir com envelhecimento, paralisia.
A Feira está esgotada, não há quase nada que nos leve lá ou, pior, que nos consiga convencer a ficar mais do que alguns minutos.
A Feira é importante se tiver objectivos claros, atraentes, variados, pensados para os diversos escalões etários, etc , etc .
Como o Roberto diz pode-se fazer mais e melhor, sem grandes esforços financeiros.
O que é preciso é imaginação, alguma ousadia, uma pitada de atrevimento e coragem.
Falar com as pessoas, sobretudo com os mais jovens, recolher e avaliar sugestões, etc ...
Julgo que temos pessoas capazes de fazerem melhor.
Porque não criar uma espécie de comissão anual para estudar e propor uma Feira "nova", viva, e atractiva para todos?
Um abraço [
Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]
Caro Roberto, <BR>Gostaria, antes de entrar no assunto da Feira, dizer-lhe que gostaria muito de o ver voltar ao nosso blog como editor. <BR><BR>Quanto à Feira devo dizer-lhe que concordo quase a 100% consigo. <BR>A Feira de Alcáçovas, como outras pelo país fora, vai morrendo lentamente porque se deixou "ultrapassar" pela vida, melhor ou pior não se vive hoje como há 50 anos... <BR>Há que renovar, inovar, captar o interesse das pessoas da terra, e não só, sem esquecer o passado. O passado como cultura, parte das nossas tradições. Aquilo que possamos recordar, reconhecer ou até conhecer (caso dos muito novos), mas que não se deve confundir com envelhecimento, paralisia. <BR>A Feira está esgotada, não há quase nada que nos leve lá ou, pior, que nos consiga convencer a ficar mais do que alguns minutos. <BR>A Feira é importante se tiver objectivos claros, atraentes, variados, pensados para os diversos escalões etários, etc , etc . <BR>Como o Roberto diz pode-se fazer mais e melhor, sem grandes esforços financeiros. <BR>O que é preciso é imaginação, alguma ousadia, uma pitada de atrevimento e coragem. <BR>Falar com as pessoas, sobretudo com os mais jovens, recolher e avaliar sugestões, etc ... <BR>Julgo que temos pessoas capazes de fazerem melhor. <BR>Porque não criar uma espécie de comissão anual para estudar e propor uma Feira "nova", viva, e atractiva para todos? <BR>Um abraço <BR class=incorrect name="incorrect" <a>AC</A>
Comentar: