A Democratização da Comunicação quer através da Internet quer através dos blogues ou de sites, é uma questão que discute a ampliação às massas do acesso tanto à recepção quanto à emissão de produtos de comunicação, esta democratização foi aqui no concelho um produto que nasceu mais pela necessidade do que por outro motivo qualquer, sendo que para uma “maioria” de pessoas, não passava de uma ferramenta inútil, desprezada e pouco eficaz, as mesmas que as utilizaram de forma displicente no exercício das suas funções e tragicamente por alturas de campanha, as mesmas que hoje as utilizam de uma forma leviana, descontextualizada e sem qualquer lógica. Atrevo-me mesmo a dizer, as mesmas que não querem ver o concelho a prosperar. Esta lógica subvertida vai continuar a confundir os mais tolos enchendo as suas vidas vazias de inverdades e vai continuar a minar o caminho de quem tem feito um esforço para alterar o panorama que se vivia aqui no concelho de Viana.
Viana é hoje um reflexo da complexa rede de comunicação que existia no passado recente, baseada na cumplicidade, militância politica e troca de favores. A fraca cidadania activa é o resultado obvio. A instrumentalização de grande parte das associações através da ajuda económica sem nenhuma orientação estratégica, começando na atribuição de verbas, até à própria concepção e produção de eventos e produtos de marqueting não passou de um atestado de incapacidade que gerou preguiça e falta de imaginação. Hoje nada é feito sem a ajuda do município ou da respectiva junta de freguesia, criou-se um monstro que come recursos financeiros sem se saber quais os objetivos que se pretendem atingir e este executivo vai permanecer refém desta situação criada e bem alimentada anos a fio pelo grupo que se fez passar pela alternativa a eles próprios e que continuam a viver bem instalados nas engrenagens do sistema, quer directamente quer por controlo remoto.
Criaram-se então dois sistemas autónomos de comunicação, o directo e o remoto, ou se preferirem a internet e a intranet. O primeiro procura a todo o custo vandalizar através da opinião publica o trabalho que se está a desenvolver e o segundo através da acção directa em lugares chave no coração do município. Isto só não vê quem não quer.
Já vi isto acontecer em diversos municípios e quem perde são geralmente os munícipes.
Acontece que esta intricada rede está baseada num modelo de portas paralelas, para quem não está familiarizado com o tema, são redes ligadas através de fios, ou seja, basta seguir o fio para descobrir donde vem e para onde vai. São sempre os mesmos, os mesmos que não trataram bem o nosso concelho, os mesmos que uma maioria significativa afastou do tacho, os mesmos que não respeitaram a democracia fugindo em debandada com a derrota, os mesmos que não tiveram a dignidade de num momento importante como seja a tomada de posse do novo elenco governativo estarem presentes, os mesmos que não tiveram a hombridade de passar a pasta, os mesmos que teimam em desrespeitar a vontade do povo. E bem vistas as coisas, são poucos, muito poucos.
A critica é um factor construtivo numa sociedade avançada, faz parte do processo de crescimento da democracia e é um bem precioso na avaliação social de uma população, os instrumentos de comunicação nos dias de hoje não passam de amplificadores que chegam muito rapidamente a todo o lado, mas isso só por si não os torna mais credíveis, ás vezes é preciso ver o trabalho que foi desenvolvido pelas partes e em ultima análise procurar através de sufrágio o que é melhor para uma população.
E isto foi feito,mas parece que há por ai alguém que ainda não reparou.
Roubado ao http://peixebanana1.wordpress.com/
Editado por António Costa da Silva
E-mail do Alcáçovas
alcacovas_hoje@sapo.pt
Blogs do Concelho de Viana do Alentejo
.
Sites Institucionais
AAA - Associação Amigos de Alcáçovas
Associação de Convivio Reformados de Alcaçovas
AAC - Alcáçovas Atlético Clube
Associação de Pais Ebi/ji de Alcáçovas
AJAL – Associação de Jovens das Alcáçovas
ATD - Associação Terras Dentro
Associação Tauromáquica Alcaçovense
Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense
Grupo Coral Alentejano Feminino e Etnográfico "Paz e Unidade" de Alcáçovas
CMVA - Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Centro Social e Paroquial de Alcáçovas
Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas
Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas
JFA - Junta de Freguesia das Alcáçovas
Grupo Cénico Amador de Alcaçovas
SCMA - Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas
SUA - Sociedade União Alcaçovense
.
Links Empresas Alcáçovas
Centro Hípico na Herdade da Mata
Farmácia da Misericórdia Das Alcacovas
Restaurante Esperança - O Chio
.
Outros Blogs
Antigos
.
Jornais