Num artigo recente de Baptista - Bastos, no DN, pode ler-se o seguinte:
“Se Sócrates quer privatizar quase tudo, Passos quer privatizar o restante. Aos poucos o Estado dissolver-se-á, a política será um anacronismo, os gestores tomarão conta de tudo e os escassos resquícios de democracia serão definitivamente apagados.”
Em poucas palavras ficamos esclarecidos. Na realidade, tudo o que é dito no artigo do Sr. B-B explica, em poucas palavras, o que a esquerda combate, o que repudia e o que defende.
Respeito, mas não concordo. E, julgo, que a história recente nos vem mostrando o quanto o Sr. B-B está errado ou, se não está errado, ainda não conseguiu demonstrar que os caminhos que ele defende são a solução dos nossos problemas.
Se privatizar é mau e precede a morte da democracia e nacionalizar é a solução para o nosso desenvolvimento social e económico porque é que:
Os estados que seguiram o caminho apontado pelo Sr. BB nunca conseguiram nem prosperidade, nem igualdade, nem democracia e foram caindo uns atrás dos outros?
Porque é que alguns dos poucos estados que ainda se chamam repúblicas socialistas estão a mudar no sentido oposto ao defendido pelo Sr. B-B?
Porque é que nessas repúblicas socialistas não há liberdade (e sem liberdade não há democracia)?
Para mim (e não estou só) o caminho não é o apontado pelo Sr. BB, por muito que estejamos descontentes.
O Estado não desaparecerá e até ficará mais forte se fizerem as privatizações anunciadas e muitas mais por anunciar. Bem pelo contrário, o Estado ficará muito mais forte moralmente e politicamente.
A promiscuidade entre o Estado (e os políticos) e outros poderes, sobretudo económicos, propicia mais corrupção, mais partidarismo (negativo), mais injustiça e enfraquece a democracia.
Um Estado que não tenha que gerir ou participar em companhias de aviação, de energias, de construção, de águas. Que não tenha que gerir empresas de comunicações, escolas ou hospitais, que não esteja permanentemente manietado, aprisionado, por funções que lhe retiram tempo, recursos e independência.
A confusão de funções no Estado é geradora de ineficiências, de injustiças, de prepotências. Um Estado que regulamenta o que depois vai gerir e depois vai julgar e castigar não funciona, não pode funcionar, nem bem, nem justamente. E, gradualmente, vai minando a democracia.
O Estado que tudo centraliza não pode ser justo nem imparcial, porque é senhor de todas as suas acções. E o poder absoluto tudo destrói, mais tarde ou mais cedo. E neste Estado os políticos deixam de ser necessários pois passarão a ser seus funcionários ou, o que dá no mesmo, serão os portadores e guardiões da ideologia dominante.
Um Estado leve, não comprometido com o “dinheiro” nem com o “poder” absoluto, terá que ter e promover verdadeiros políticos, livres e criadores, sempre atentos aos caminhos trilhados e dedicados ao debate, à discussão e à crítica das ideias e das práticas.
Um Estado que tudo detêm e tudo controla acaba sempre em ditadura, de esquerda ou de direita. O que não faz muita diferença.
Como se costuma dizer no meio é que está a virtude.
Liberalismo (liberdade) controlado. Conservadorismo sem excessos e sempre aberto a novas ideias.
Conservar o que nos serve bem, mas sempre aberto a novas ideias. Dar liberdade a todos os actores sociais, liberdade responsável, mas também indispensável.
Por vezes penso que uma das causas da queda do Estado Soviético foi a sua incapacidade para liberalizar a sociedade.
E-mail do Alcáçovas
alcacovas_hoje@sapo.pt
Blogs do Concelho de Viana do Alentejo
.
Sites Institucionais
AAA - Associação Amigos de Alcáçovas
Associação de Convivio Reformados de Alcaçovas
AAC - Alcáçovas Atlético Clube
Associação de Pais Ebi/ji de Alcáçovas
AJAL – Associação de Jovens das Alcáçovas
ATD - Associação Terras Dentro
Associação Tauromáquica Alcaçovense
Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense
Grupo Coral Alentejano Feminino e Etnográfico "Paz e Unidade" de Alcáçovas
CMVA - Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Centro Social e Paroquial de Alcáçovas
Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas
Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas
JFA - Junta de Freguesia das Alcáçovas
Grupo Cénico Amador de Alcaçovas
SCMA - Santa Casa da Misericórdia das Alcáçovas
SUA - Sociedade União Alcaçovense
.
Links Empresas Alcáçovas
Centro Hípico na Herdade da Mata
Farmácia da Misericórdia Das Alcacovas
Restaurante Esperança - O Chio
.
Outros Blogs
Antigos
.
Jornais